Gastronomia
Iniciadas as inscrições para o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Foto:Josiane Mendes/Secom Palmas
Josiane Mendes/Secom Palmas

Foram iniciadas nesta terça-feira, 8, as inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A edição de 2025 já começa com um ingrediente especial: a participação ativa da comunidade na construção do edital, que assegura cotas específicas para moradores dos distritos de Taquaruçu, Buritirana e da região de Taquaruçu Grande.

As inscrições seguem até 16 de julho, com atendimento presencial no Centro de Atendimento ao Turista (Catur), em Taquaruçu, e no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, na Av. NS-10, sempre das 13h às 17h. O festival será realizado de 4 a 7 de setembro de 2025.

Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o festival reafirma seu compromisso com a valorização da culinária local. “A reserva de vagas para a comunidade de Taquaruçu e região não é apenas uma medida técnica, mas um reconhecimento do papel essencial que essas comunidades desempenham na identidade do FGT”, destaca a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira. A Agtur realizou duas escutas com a comunidade local para construção do edital do FGT 2025.

Categorias

O edital contempla duas categorias principais para participação. A primeira é Circuito Gastronômico, voltado para pessoas físicas residentes em Palmas, com subdivisões nas modalidades: comidinhas salgadas, pratos salgados, pratos doces, trailer/food truck, alimentação funcional e drinks regionais (esse último não competitivo). E ainda a Rota Gastronômica, que é exclusiva para empresas localizadas na região de Taquaruçu e poderão concorrer com prato salgado, prato doce, alimentação funcional e comidinha salgada.

Ao todo, 50 pratos serão selecionados para participar do concurso gastronômico, que distribuirá R$ 150 mil em premiação entre os três melhores classificados em cada categoria.

Regional

Uma das exigências do concurso é que as receitas inscritas sejam inéditas e levem obrigatoriamente ao menos um ingrediente regional como base principal. A ideia é valorizar os sabores do cerrado e incentivar a criatividade na harmonização com a cultura local. O edital informa que inscrições com pendências na documentação não serão aceitas.

Além disso, todos os inscritos deverão participar do IV Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos, que será realizado no dia 30 de julho. A etapa de avaliação dos pratos ocorrerá entre 4 e 8 de agosto. A homologação das inscrições será publicada no Diário Oficial do Município em 21 de julho. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Palmas.

Como se inscrever

Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar a seguinte documentação obrigatória:

• Ficha de inscrição e ficha técnica do prato. 

• Cópias do RG, CPF e comprovante de residência;

• Certidões negativas: municipal, estadual, federal e trabalhista;

• Declarações formais atestando ausência de vínculo com a administração pública e com as comissões organizadora e julgadora;

• Termo de compromisso quanto à produção dos alimentos durante o festival;

• Autorização de uso de imagem (conforme anexos do edital).

Para empresas, será necessário ainda apresentar:

• Cópia do contrato social;

• Certidão de regularidade junto aos órgãos fiscalizadores;

• Comprovação de vínculo formal do representante com a empresa. (Secom Palmas)

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