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Carro presidencial francês tem mármore, madeira nobre e blindagem especial
Foto:Divulgação Renault
Divulgação Renault

A Renault revelou a versão presidencial do Rafale Hyper Hybrid E-Tech 4x4 300 hp, desenvolvida sob encomenda para servir à Presidência da República da França. O modelo, apresentado em Paris, simboliza a continuidade de uma tradição centenária entre a montadora e o Estado francês.

Resultado de uma colaboração entre o Palácio do Eliseu, a Renault e artesãos franceses, o modelo foi projetado, adaptado e blindado especificamente para uso oficial do Chefe de Estado, combinando elementos de segurança, conforto e funcionalidade. O veículo representa uma nova etapa na parceria iniciada em 1920, quando o Renault 40 CV passou a integrar a frota presidencial.

Com base no novo Renault Rafale de 300 cv e motorização híbrida com tração nas quatro rodas, a versão presidencial recebeu reforços estruturais e novos sistemas embarcados. O projeto envolveu engenheiros, motoristas e técnicos da garagem presidencial, que contribuíram para adequar o veículo às necessidades de segurança e mobilidade exigidas nas agendas oficiais.

O exterior do modelo apresenta diferenciais discretos como pintura exclusiva Bleu Présidence com partículas nas cores da bandeira francesa, suportes retráteis para bandeiras e insígnias tricolores nas portas dianteiras. O sistema de portas traseiras com fechamento suave atende a protocolos de discrição e formalidade em eventos diplomáticos.

Foto: Divulgação Renault

A cabine traseira foi transformada em um escritório móvel. O espaço recebeu isolamento acústico reforçado, climatização adaptada e acabamento personalizado, com a utilização de mármore Noir Grand Antique nos consoles e marcenaria feita à mão em madeira faia escura, com marchetaria assinada por Ludovic Avenel. O trabalho manual também está presente na tapeçaria, feita por artesãos da Renault, que integraram o brasão da República nos apoios de cabeça.

 Foto: Divulgação Renault

Além do conforto, a proteção foi central no desenvolvimento do veículo. A blindagem, fornecida pela Centigon France, foi integrada sem alterar a identidade visual do Rafale. A estrutura inclui materiais compostos leves e resistentes, e a suspensão foi ajustada para compensar o peso adicional. O modelo utiliza rodas de 20 polegadas, pneus Michelin para todas as condições e direção nas quatro rodas, garantindo estabilidade e agilidade em ambientes urbanos.

A central traseira, construída pela empresa Design & Solution, reúne funcionalidades como conectividade, ergonomia e acabamento em Alcantara. A Renault descreve o modelo como uma “voiture à vivre”, termo que define veículos capazes de combinar deslocamento e funcionalidade em tempo real.

Com essa iniciativa, a Renault reafirma sua presença no protocolo de Estado francês. O diretor de design da marca, Gilles Vidal, afirmou que “cada componente foi pensado para representar visualmente o Estado francês, com coerência entre forma e função”.

A aliança histórica entre a Renault e a Presidência da República se estende por mais de um século. Desde a década de 1920, doze presidentes utilizaram modelos da marca como veículos oficiais. O novo Rafale presidencial dá continuidade à trajetória, agora com foco em sustentabilidade, inovação tecnológica e respeito ao protocolo republicano.

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