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Derrocamento no Pedral do Lourenço impulsiona logística na Amazônia e fortalece transporte de cargas
Foto:Antônio Cavalcante/Divulgação Mpor
Antônio Cavalcante/Divulgação Mpor

Em 28 de maio o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Licença de Instalação para o derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no estado do Pará. A autorização representa um avanço estratégico para a viabilização da Hidrovia Tocantins-Araguaia e foi recebida com entusiasmo pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), que avalia a medida como um passo decisivo para o desenvolvimento logístico sustentável da região Norte e do país.

O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa entre Marabá e o Lago de Tucuruí que, durante décadas, limitou a navegabilidade do rio, sobretudo nos períodos de estiagem. A remoção desse obstáculo permitirá que embarcações naveguem durante todo o ano, transportando grãos, minérios e insumos com mais eficiência, menor impacto ambiental e redução de custos operacionais.

Para o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, a decisão é um avanço necessário: “É uma conquista histórica para a logística nacional, especialmente para o desenvolvimento da região Norte. O transporte hidroviário é essencial para reduzir desigualdades, melhorar a competitividade e ampliar as opções logísticas do país. O derrocamento do Pedral do Lourenço é uma obra estratégica, que precisa avançar com responsabilidade e investimento contínuo. E deve vir acompanhada de políticas públicas que incentivem o uso pleno da hidrovia, garantindo sua integração aos demais modais”, afirmou.

O vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia, Daniel Bertolini, enfatiza que essa autorização representa uma virada de chave para o transporte na região e no Brasil: “O Norte tem um papel fundamental na matriz logística brasileira. A liberação do derrocamento é uma resposta concreta à necessidade de melhorar a infraestrutura para que o transporte de cargas fluvial possa competir em igualdade com outros modais. Com essa obra, será possível transportar milhões de toneladas com menos impacto ambiental e menor custo, beneficiando produtores, exportadores e transportadores de todo o país. É um ganho direto para a logística regional e nacional”, destaca.

Daniel também observa que a Hidrovia Tocantins-Araguaia será fundamental para interligar as regiões produtivas do Centro-Oeste com os portos da região Norte, especialmente Vila do Conde, em Barcarena (PA), promovendo uma integração logística mais inteligente e sustentável: “Essa obra vai além da Amazônia. Ela impacta o agronegócio, a mineração, os portos e todos os elos da cadeia logística nacional. É a prova de que, com planejamento e visão de futuro, é possível transformar gargalos em oportunidades”, concluiu.

Com a obra, estima-se que a capacidade da hidrovia salte para até 20 milhões de toneladas por ano. A decisão do Ibama também contempla condicionantes ambientais importantes, como monitoramento da fauna, controle da qualidade da água e mitigação de impactos sonoros e vibracionais, garantindo que o desenvolvimento da infraestrutura ocorra de forma responsável.

A NTC&Logística reafirma seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura de transporte em todas as regiões do país, especialmente no Norte, onde o potencial de crescimento é imenso. Para a entidade, o futuro da logística passa pela diversificação dos modais e por uma integração real, eficiente e sustentável.

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