Economia
Febrafar cresce 15,49% em março e varejo farmacêutico 12,9%
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A Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias) alcançou um desempenho notável nos últimos 12 meses, superando o crescimento do setor farmacêutico como um todo, segundo dados da IQVIA, empresa especializada na auditoria do varejo farmacêutico.

No período analisado finalizado em março de 2025, a Federação cresceu 15,79%, enquanto o mercado em geral teve uma expansão de 12,9%. O sucesso da Febrafar é impulsionado por diversos fatores, mas um destaque é a crescente participação de produtos não-medicamentosos no faturamento, que já representa 32% da receita do grupo.

Com mais de 17 mil lojas espalhadas pelo Brasil, a Febrafar tem se destacado no aumento da sua participação no mercado farmacêutico, saltando de 14,5% em 2021 para 16,7% atualmente.

Desempenho acima da média 

Embora o setor farmacêutico tenha enfrentado desafios ao longo dos anos, a Febrafar conseguiu resultados bem superiores aos de outros segmentos. O desempenho da rede é um reflexo de sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado e de sua contínua inovação.

“Entendemos que o mercado não é mais apenas sobre preço; as farmácias precisam oferecer uma experiência mais completa ao consumidor. E é isso que oferecemos para nossas redes e suas farmácias por meio de nossas ferramentas e conteúdo”, explica Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Emagrecimento e diabetes

Entre os principais responsáveis pelo crescimento expressivo do setor farmacêutico nos últimos meses, destacam-se os medicamentos voltados para o controle de diabetes e emagrecimento. Produtos como Ozempic, Forxiga, Grifage e Wegovy têm liderado as vendas nessa ordem e se mostrado essenciais para o desempenho do mercado.

A demanda crescente por esses medicamentos reflete não apenas o aumento de tratamento doenças crônicas, como o diabetes, mas também uma mudança significativa nas necessidades e preferências dos consumidores, que buscam tratamentos eficazes para o emagrecimento.

Transformação digital 

A digitalização segue como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, como uma grande oportunidade para o setor. Farmácias que implementaram soluções como delivery e outras tecnologias para otimizar processos estão melhor preparadas para o futuro. “Digitalizar-se não é apenas uma tendência, mas uma necessidade”, alerta Tamascia.

Além disso, a presença digital vai além da venda de produtos. A comunicação digital, por meio de redes sociais, aplicativos e plataformas como o Google Meu Negócio, tem se mostrado fundamental para atrair e fidelizar clientes. Farmácias que não investirem nesse canal correm o risco de se tornar invisíveis para um público cada vez mais digitalizado.

Contudo, nesse contexto, as farmácias independentes e redes regionais enfrentam crescente pressão para se modernizar e se adaptar às novas exigências do mercado. Para competir com as grandes redes, é necessário oferecer um serviço mais completo e diferenciado. "O associativismo tem sido uma solução eficaz para muitas dessas farmácias, proporcionando acesso a ferramentas de gestão, marketing e digitalização", afirma Tamascia.

Entretanto, Tamascia destaca que o associativismo deve ir além da simples compra coletiva de produtos. É fundamental que as associações ofereçam as ferramentas necessárias para a transformação digital e adaptação ao novo perfil de consumidor, que exige mais conveniência e inovação.

Ainda em relação às tendências para o setor farmacêutico, Edison Tamascia aponta para a continuidade da digitalização e da diversificação do portfólio de produtos. Farmácias que agregarem itens de bem-estar, cosméticos e cuidados com a saúde à sua oferta terão maiores chances de sucesso.

“A diversificação de produtos não significa apenas vender mais, mas vender melhor”, afirma Tamascia, ressaltando a importância de entender o perfil do consumidor e atender suas necessidades de forma mais abrangente. “O mercado está em um processo de transformação contínuo e exige visão estratégica, capacidade de adaptação e um foco constante na experiência do cliente”, conclui o presidente da Febrafar. (Ascom Febrafar)

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