Educação
Leitura na primeira infância tem papel essencial no desenvolvimento cognitivo
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A leitura na primeira infância tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na imaginação dos pequenos. Na opinião de especialistas na área da educação, a importância da leitura para crianças vai muito além do processo de alfabetização: o hábito contribui para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da empatia, além de melhorar o vocabulário e a concentração. A leitura pode ser, ainda, um antídoto para o uso excessivo de telas por crianças.

Mas, infelizmente, os desafios são grandes quando o assunto é leitura no Brasil, e o hábito da leitura tem diminuído no País. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos perdemos 6,7 milhões de leitores, e 53% da população não leu nenhum livro, nem mesmo parcialmente, em 2024.

Dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revelam que quase 40% das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam habilidades básicas de leitura. E a falta de incentivo à leitura acaba impactando no futuro: levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), apontou que 50% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura. 

Para reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância, garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes.

Diante desse cenário, incentivar a leitura desde cedo torna-se ainda mais essencial. Segundo a bibliotecária do Brazilian International School - BIS, Aline Souza Silva Santos, os pais devem transformar a leitura em um momento especial, criando um ambiente prazeroso. "Ler para a criança desde cedo faz toda a diferença, em momentos de aconchego e conexão, fortalecendo o vínculo afetivo e despertando o interesse pelos livros", afirma.

A bibliotecária do BIS elenca quatro pontos essenciais para os pais seguirem, em casa, para incentivar o gosto pelos livros:

Estabeleça uma rotina de leitura: leia todos os dias com a criança, como parte da rotina, por exemplo antes de dormir;

Deixe os livros acessíveis: crie um cantinho com livros ao alcance dos pequenos, para que possam explorar sozinhos;

Leia de forma envolvente: use vozes, sons e expressões para tornar a leitura divertida e atrativa;

Dê o exemplo: mostre que ler é prazeroso lendo na frente da criança com frequência.

O segredo para criar leitores adultos, segundo a coordenadora pedagógica do segmento Infantil do Colégio BIS, Beatriz Martins, é apresentar às crianças os livros antes mesmo delas serem alfabetizadas. “Para essa faixa etária, é indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento”, afirma a educadora.

A coordenadora pedagógica do BIS aponta os tipos de livros mais indicados para cada faixa etária:

De 0 a 1 ano: livros de pano ou plástico, com imagens simples, cores contrastantes e elementos sensoriais;

De 1 a 2 anos: histórias curtas, ilustrações grandes, livros interativos com abas e temas do cotidiano;

De 2 a 3 anos: narrativas simples com repetição, rimas e personagens conhecidos do universo infantil;

De 3 a 5 anos: histórias com começo, meio e fim, contos de fantasia, temas emocionais e valores sociais.

O BIS realiza todos os anos o evento “Book Fair”, uma feira do livro que conta com a presença das famílias. O objetivo é apresentar a pais e responsáveis os livros que os próprios alunos da educação infantil criam com ajuda dos professores, em português e inglês.

“Na primeira infância, cultivar o amor pelos livros é abrir caminho para uma formação mais rica, sensível e criativa. No BIS, acreditamos que leitores se formam desde cedo — por isso, colocamos a leitura no centro das experiências educativas, fortalecendo vínculos, ampliando repertórios e inspirando nossos alunos a explorarem o mundo com curiosidade e imaginação”, afirma a diretora pedagógica do Brazilian International School, Audrey Taguti. (FSB/AI)

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