Veículos
ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento
Fernanda Giacon, gerente sênior de Marcomm e Excelência Comercial da ZF América do Sul.
Fernanda Giacon, gerente sênior de Marcomm e Excelência Comercial da ZF América do Sul.

A ZF Aftermarket participa da Automec 2025, entre os dias 22 e 26 de abril, no São Paulo Expo, com uma série de inovações para o mercado de reposição. A empresa apresenta atualizações nas plataformas ZF [pro]Amigo, ZF [pro]Manager e ZF [pro]Parts, consolidando seu ecossistema digital e reforçando seu compromisso com a digitalização e a qualificação técnica do setor automotivo.

Entre os destaques está o novo portal do ZF [pro]Amigo, plataforma gratuita de treinamentos, que passa a contar com identidade visual renovada e navegação mais simples. Com mais de 160 vídeos técnicos e mais de 200 mil certificados emitidos, o programa tem como meta impactar mais de cinco mil novos usuários ainda em 2025. A nova fase do portal inclui recursos de gamificação, rankings e premiações. Além disso, será lançado um módulo com treinamentos sobre diagnóstico automotivo por scanner, com seis vídeos divididos em duas etapas.

Segundo Fernanda Giacon (foto), gerente sênior de Marcomm e Excelência Comercial da ZF América do Sul, o portal tem papel estratégico no relacionamento com os profissionais do setor. “Nosso objetivo é que o conteúdo técnico de qualidade esteja cada vez mais acessível a quem está na linha de frente da manutenção automotiva. Queremos ajudar o mecânico a evoluir e se preparar para as transformações do mercado”, afirma.

No mesmo evento, a ZF apresenta a nova fase do ZF [pro]Manager, plataforma de agendamento de serviços e gestão de oficinas. A ferramenta conecta mecânicos e motoristas, organiza agendas por profissional e permite acesso ao histórico de manutenção dos veículos. Com mais de 260 mil agendamentos realizados desde 2022, a plataforma agora conta com recursos como integração com WhatsApp e ordens de serviço automáticas.

A versão atual incorpora também o serviço ZF [pro]Tech by Concept, criado em parceria com a empresa de experiência do cliente ConceptBR. O recurso permite agendamento direto via Google, gestão de reputação online, análise de dados, acompanhamento de avaliações e contato estratégico com clientes.

“Estamos oferecendo soluções que ampliam a visibilidade e a competitividade da oficina no ambiente digital, com foco na experiência do cliente e na fidelização”, diz Fernanda Giacon.

Outra iniciativa anunciada é a ampliação da plataforma ZF [pro]Parts, que avança de projeto-piloto para novas regiões dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. A solução conecta oficinas a distribuidores e varejistas em um único ambiente digital. A meta é atingir mais de 1.500 oficinas compradoras até o final de 2025 e triplicar a movimentação atual de pedidos. Hoje, a plataforma reúne mais de meio milhão de anúncios e 60 lojas cadastradas.

A funcionalidade de busca por placa do veículo, comparativo de preços e localização das lojas agiliza a tomada de decisão dos mecânicos. O sistema foi projetado para que o tempo de entrega das peças não ultrapasse 90 minutos, garantindo produtividade sem interrupções no serviço.

As soluções digitais apresentadas integram o conceito global da ZF Uptime, voltado à maximização do tempo de atividade dos veículos. A empresa reforça seu plano de crescimento com o aumento do portfólio de produtos e a expansão de serviços para veículos leves, pesados, industriais e fora de estrada.

Veja Também

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...
Desde junho, Ministério Público acompanha e fiscaliza a situação da Ala Ortopédica do Hospital Geral de Palmas...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional