Economia
Brasil pode ter 18 milhões de novos investidores em 2025
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A 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, aponta que das 59 milhões de pessoas que investem atualmente em produtos financeiros, 14 milhões cogitam deixar de aplicar o dinheiro ao longo deste ano. Por outro lado, considerando o contingente de 101 milhões de indivíduos que ainda não são investidores, 18 milhões têm a intenção de mudar esse status em 2025. Caso as projeções se concretizem, o saldo será positivo, com aumento de quatro milhões de brasileiros e brasileiras na fatia de investidores, que passará de 37% para 39% da população.

Entre as pessoas que pretendem investir ou continuar investindo, a principal razão apontada é o retorno que os produtos financeiros podem proporcionar (33% das respostas), motivação que lidera a preferência desde o primeiro ano da pesquisa. A segurança foi citada por 23% e, na terceira posição, está a facilidade de investir, com 14%. De 2023 para 2024, vale destacar que cresceu em três pontos percentuais o grupo que busca montar uma reserva financeira (de 6% para 9%).

"Quem já tem a experiência de investir reconhece no retorno dos produtos financeiros uma proteção para o seu patrimônio. Esse é um fator que está diretamente relacionado à sensação de segurança que os investimentos podem proporcionar. As duas motivações mais citadas pelas pessoas para aplicar o dinheiro, podem ser consideradas, portanto, complementares", afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.

Motivos escolher o produto financeiro

2024

2023

Retorno

33%

34%

Segurança/ confiança

23%

23%

Facilidade/ comodidade

14%

16%

Imagem da marca

11%

13%

Reserva/ guardar

9%

6%

Não ter burocracia

4%

4%

Nova tendência do mercado

2%

2%

Indicação amigos/ parentes

2%

2%

Não paga juros/ impostos

2%

2%

Consultoria financeira

2%

2%

Indicação gerente do banco

1%

1%

Não sabe/ não lembra

2%

2%

Base: entrevistados que pretendem investir ou continuar investindo – 2.315 entrevistas (2 p.p) | Espontânea e múltipla, em % - Citações até 2%

Entre quem ainda não investe, segurança é o principal incentivo para começar a aplicar o dinheiro em produtos financeiros 

Seis em cada dez brasileiros e brasileiras ainda não investem em produtos financeiros. Dessas pessoas, metade (51%) pretende adotar o hábito em 2025. A segurança é a principal motivação delas, com 48% das respostas, seguida pela possibilidade de usarem o retorno dos recursos investidos para a aquisição de bens de consumo (30%). A abertura ou o crescimento de um negócio próprio (7%) e a melhora na qualidade de vida (5%) aparecem na sequência, em menor destaque.

Motivos para investir em 2025

Segurança financeira

48%

Para poder consumir

30%

Para abrir / aumentar um negócio

7%

Melhor qualidade de vida

5%

Para investir na saúde

2%

Motivos pessoais

2%

Base: entrevistados que não investem em produtos financeiros e pretendem começar em 2025 – 1.703 entrevistas (2 p.p.) | Espontânea e múltipla, em %.

Previsão de crescimento de investidores não se realiza em 2024 

A sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, com resultados de 2023, projetava crescimento de quatro pontos percentuais no total de investidores em 2024. O resultado, no entanto, não se concretizou, mantendo em 37% a proporção da população que tem algum tipo de investimento financeiro.

"O cenário macroeconômico, com a trajetória de alta de juros no país e o elevado o custo das dívidas das famílias, é uma possível justificativa para a estabilidade no percentual de investidores entre 2023 e 2024. Esse contexto costuma influenciar diretamente a capacidade de guardar dinheiro e investir, tornando ainda mais relevantes as ações de educação com foco no planejamento financeiro", conclui Billi.

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro 

Esta é a oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet, com 5.846 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Sobre a ANBIMA  

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento.  (Com informações Máquina/AI)

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