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Ponte JK: Ibama confirma fissuras em tanque de produto perigoso e diz que relatório oficial deve ser apresentado
Foto:Divulgação PMTO
Ponte JK, entre o Tocantins e Maranhão, e que desabou em dezembro de 2024.  | Divulgação PMTO
Ponte JK, entre o Tocantins e Maranhão, e que desabou em dezembro de 2024.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atua em conjunto com a Marinha do Brasil, com a Agência Nacional das Águas (ANA) e com as empresas transportadoras e de resposta à emergência nos trabalhos para retirada dos produtos perigosos que caíram no Rio Tocantins, em 22 de dezembro do ano passado, durante o desabamento de parte da ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Tocantins ao Maranhão.

O Ibama reforçou nesta segunda-feira, 6, que as empresas responsáveis pelos caminhões transportadores que caíram com a ponte, bem como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), foram notificados a apresentar Planos de Atendimento à Emergência (PAEs) para atuação e resposta quanto aos caminhões que estão no fundo do rio.

Informações preliminares dos mergulhos

Durante essas ações, o Instituto foi informado de um possível vazamento da carga de ácido sulfúrico do caminhão da empresa Pira-Química, por meio do Comando do Incidente (Marinha do Brasil) e da equipe de mergulhadores contratada pela Pira-Química, conforme verificado durante mergulho em 1º de janeiro. Na ocasião, foi levantada a hipótese de que o tanque desse caminhão poderia ter implodido na queda. Na última sexta-feira (3), novo mergulho foi realizado, com a confirmação de duas fissuras no tanque, que continha 23 mil litros do produto perigoso - ácido sulfúrico, segundo informações da empresa.

Um relatório oficial com as informações obtidas a partir dos mergulhos foi solicitado pelo Ibama à Pira-Química, cuja previsão de entrega é para quinta-feira (9).

A empresa Videira, responsável pelo segundo caminhão carregado de ácido sulfúrico, relatou que o veículo estava com 40 mil litros do produto. Conforme informações repassadas pelo Comando da Marinha, após análise visual, o tanque, aparentemente, está intacto. O Ibama solicitou que a empresa faça o monitoramento do tanque e apresente a análise de riscos para retirada do caminhão.

A empresa Suminoto, responsável pelo terceiro caminhão, que carregava agrotóxicos, contratou empresa para a retirada das bombonas carregadas com os produtos químicos que estão no fundo do rio. O mergulho de reconhecimento do local está previsto para esta segunda-feira (6).

Impacto ambiental no Rio Tocantins

As análises da qualidade da água do rio Tocantins estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema/Maranhão), em conjunto com a ANA. Até o momento, os parâmetros avaliados estão dentro da normalidade para água doce. Desde a queda da ponte, não foi constatado impacto à fauna local.

De acordo com o Ibama, é importante esclarecer que a prioridade do Comando do Incidente foi, até agora, pela busca das vítimas humanas. Os trabalhos de retirada das cargas, assim como a possibilidade de mergulho por profissionais contratados pelas empresas para avaliar as cargas dos caminhões no fundo do rio, só foram realizados após autorização do Comando.

Servidores do Ibama no Maranhão e no Tocantins, bem como do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac) da autarquia, seguem no local para acompanhar as ações de resposta à emergência, em atuação conjunta com o Comando da Marinha do Brasil, com as empresas transportadoras de produtos perigosos afetadas pela queda da ponte JK e com a população. 

"O Instituto reforça sua solidariedade com as famílias das vítimas e com todos os envolvidos e reitera seu compromisso na defesa ambiental e na mitigação dos impactos à biodiversidade", destacou o órgão. 

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