Estado
DNIT garante que projeto de engenharia da BR-010 poderá ser concluído em até 90 dias

Em resposta ao Movimento Pró-BR-010, na reunião ocorrida na segunda-feira, dia 1º abril, o superintende do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-TO), Renan Bezerra de Melo Pereira, informou que o projeto de engenharia da BR-010 entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins deve ser licitado entre 60 e 90 dias.

Renan de Melo afirmou que a empresa vencedora terá até dois anos para concluir a elaboração do projeto. Segundo ele, antes da licitação do estudo, deverão ser elaborados os atos preparatórios para a contratação do projeto, a exemplo do Termo de Referência e outros procedimentos.

O superintendente informou que o trecho de 180 km da BR-010, ligando o Estado do Tocantins e o de Goiás, que já tem projeto elaborado, está pronto para realizar a licitação da construção da obra no local, mesmo depois do  desejo da população pedir a mudança do traçado da estrada.

Federalização

O DNIT assumiu recentemente o trecho da TO-020, entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, federalizando a rodovia estadual nessa extensão, que passa a pertencer ao traçado da BR-010 e a ser cuidado pelo órgão federal.

Quanto à federalização da TO-050, de Palmas/Porto Nacional até Silvanópolis, o superintendente afirmou que depende somente do governo estadual finalizar a recuperação de toda a extensão, conforme acordo entre DNIT e Ageto.

Ponte

Sobre uma promessa do DNIT, feita há anos, de concluir a ponte sobre o Rio Perdida, em Rio Sono, antes do retorno da obra da BR na região, a expectativa do Movimento foi frustrada, pois foi dito na reunião, que sua construção está vinculada ao retorno da obra da rodovia.

O coordenador do Movimento Pró-BR-010, Elpídio Lopes, destacou que a organização tinha a esperança de que ao menos a ponte, fosse construída logo, pois ela é fundamental para a fluidez do transporte e da produção na região.

Manutenções

Uma das cobranças constantes do Pró-BR-010, prefeitos e produtores é a manutenção do traçado de cascalho da rodovia federal. A esse respeito, Renan de Melo garantiu que já há o planejamento da conservação do referido traçado, mas só pode entrar em ação após o término das chuvas. “No momento não pode ser realizado os serviços, pois seria jogar dinheiro fora”, explicou, referindo-se ao período chuvoso, que danifica o trabalho realizado.

O superintendente ainda garantiu o corte da Ladeira do Bigode, em Rio Sono, com vistas a melhorar o acesso no local. Garantiu, também, estudar a possibilidade de readequar o trevo que dá acesso ao perímetro urbano de Rio Sono, com o objetivo de evitar acidentes, muitos deles, fatais.

Segundo Renan, será feita ainda uma avaliação da estrutura da ponte do povoado Alto Lindo em Goiatins, que segundo foi informado está com sua base danificada, além de ser muito estreita, comportando somente um veículo por vez.

Participaram da reunião, o deputado Ricardo Ayres (Republicanos), o qual intermediou o encontro; o assessor da senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (UB), Cleber Pinheiro; o prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino; a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; lideranças e coordenadores do Movimento.

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