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BNDES apoia Volkswagen em pesquisa e desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos
Foto:José Cruz/Agência Brasil
Financiamento está alinhado com a meta de desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentáveis  | José Cruz/Agência Brasil
Financiamento está alinhado com a meta de desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentáveis

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a Volkswagen do Brasil em projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos/flex e eletrificados no país. O Banco financiará R$ 500 milhões no âmbito do Programa BNDES Mais Inovação, com custo financeiro em taxa referencial (TR).

O financiamento está alinhado com a Nova Indústria Brasil, que tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentáveis, que darão protagonismo a empresas brasileiras no mercado doméstico e internacional.

"O objetivo desse projeto é desenvolver novas tecnologias que contribuam para a descarbonização e a redução da emissão de poluentes de CO2 da frota nacional, alinhados à sustentabilidade, à eficiência e à transição enérgica para os próximos anos. Esse é o caminho para o desenvolvimento de uma indústria mais verde e inovadora que queremos alcançar com o Plano Mais Produção e é uma agenda prioritária para o governo do presidente Lula", explicou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"A parceria da Volkswagen do Brasil com o BNDES é mais uma etapa importante no compromisso da nossa marca em ampliar os seus projetos de pesquisa e inovação nas atividades relacionadas ao desenvolvimento de veículos eletrificados, com foco na descarbonização e na mobilidade sustentável", afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Serão desenvolvidos estudos e pesquisas para a concepção de uma plataforma para veículos híbridos/flex que incluí o desenvolvimento de um motor flex, uma transmissão híbrida, um sistema de alta voltagem e, ainda, estudos de veículos 100% elétricos no cenário nacional.

O projeto também prevê o estudo dos impactos nas emissões poluentes e CO2 no contexto de veículos híbridos/flex com uso de etanol e elétricos, e a capacitação do pessoal envolvido em tecnologias de testes e de simulações computacionais.

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