Economia
Sefaz validou cerca de 780 milhões de Documentos Fiscais Eletrônicos no período da Black Friday
Foto:Di Pietro/Secom-TO
Di Pietro/Secom-TO

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) processou cerca de 780 milhões de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) nos últimos dez dias, período chamado de Black Friday, quando o comércio promove liquidações e promoções diversas. A leva movimentou aproximadamente R$ 14 bilhões, sem nenhuma reclamação dos contribuintes. Os números demonstram, segundo o Governo do Tocantins, a eficiência dos avanços da Política Fiscal do Estado e dos investimentos em tecnologia da informação e processamento de dados.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, comemorou os números, observando que o sucesso da operação fortalece a confiança dos contribuintes locais e pode atrair olhares nacionais e internacionais para o mercado tocantinense. “A eficiência do sistema fiscal é sempre um requisito observado pelos investidores e nós estamos colocando o Tocantins na vanguarda das práticas fiscais modernas, seguras e transparentes, próprias de quem quer impulsionar o crescimento econômico do Estado e melhorar as condições de vida de quem vive aqui”, destacou o governador.

Por outro lado, a ausência de reclamações dos contribuintes corrobora a transparência e a clareza das práticas fiscais adotadas pelo Estado. “Esse resultado mostra que a Política Fiscal está alinhada com as necessidades do setor produtivo e do mercado, proporcionando um ambiente de estímulo ao crescimento econômico”, observou o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron.

Na análise de técnicos da Tecnologia da Informação (TI) da Sefaz, esse resultado reflete, além da eficiência operacional, um cenário positivo para o comércio no Estado. “O processamento rápido dos DF-e é um indicativo da dinâmica da economia local, demonstrando que as transações comerciais estão em franco crescimento”, ressaltou o superintendente de TI da Sefaz, Guilherme Sales. Ele acrescentou que desde o ano passado sua equipe vem monitorando o processamento de documentos fiscais e buscando soluções de melhorias.

Para assegurar agilidade e segurança nas transações fiscais, a Secretaria de Estado da Fazenda vem investindo na modernização dos sistemas, na implementação de novas ferramentas de inteligência fiscal e no aprimoramento da infraestrutura geral dos equipamentos de fiscalização. O aumento da capacidade de processar uma quantidade expressiva de documentos fiscais eletrônicos, em um curto período, não apenas agiliza a arrecadação, mas também sinaliza um avanço na fiscalização e no controle tributário.

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