Turismo & Lazer
Palmas ganha identidade de marca turística inédita; campanha será apresentada em evento internacional
Foto:Lia Mara
Lia Mara

Palmas é a primeira cidade do Norte do Brasil a desenvolver uma marca turística própria. Já na próxima semana, a campanha ‘Quem conhece Palmas se apaixona’ será levada para evento internacional especializado, o WTM Latin America 2023, para apresentação da marca a empreendedores do segmento turístico, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 

A campanha oferece a todo segmento turístico guia gratuito com identidade visual padronizada para publicidade voltada a turistas. O evento acontece de 3 a 5 de abril em São Paulo (SP).

Resultado de parceria entre a Prefeitura de Palmas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o lançamento oficial aconteceu na noite da última quinta-feira, 30, na Agência Municipal de Turismo (Agtur). A campanha é composta por peças publicitárias dedicadas a vender Palmas como destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, passeios, atividades de lazer e esportes no lago e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, destaca que o Jalapão foi recentemente classificado pela revista Melhores Destinos como o quinto ponto mais visitado do Brasil e essa é uma grande oportunidade para que Palmas também se solidifique no roteiro de viagens nacionais. “Já no Tocantins, a divulgação começa nesta próxima semana também para trazer o turista que está dentro do estado ou de estados vizinhos”, frisou Lyra.

Utilização da marca

A prefeita Cinthia Ribeiro ressaltou que a marca não pertence a esta gestão. Trata-se de uma identidade permanente como destino turístico. “Grandes cidades como Paris, Dubai e Cancun possuem sua marca própria. É mais que identidade visual, é a marca do turismo na Capital. Estamos falando de uma identidade que agrega valor e vai ser utilizada pela rede hoteleira, bares, restaurantes, por todos os atores envolvidos no turismo na nossa cidade”, explicou a prefeita. 

A campanha também será exibida em breve em aeroportos e oferecida gratuitamente a todo segmento empresarial turístico, que envolve desde pousadas, bares, restaurantes, taxistas e pequenos empreendedores interessados em reproduzir a marca em souvenirs, por exemplo.

O guia de identidade visual da campanha demonstra peças em que a marca poderá ser aplicada para divulgação de Palmas como destino turístico. Alguns exemplos de aplicação são outdoors, painéis, squeezes, bolsas de praia, sombreiros e bótons, por exemplo.

Há ainda vídeos institucionais que vendem Palmas como destino perfeito para amantes do sol, de aventuras na natureza, clima serrano aconchegante e também de portal de entrada para o Jalapão, entre outros atrativos. A arquitetura da última capital planejada do século XX e a influência da cultura indígena também estão presentes na identidade visual da marca.

Segundo o Sebrae, é o artista local Marcelo Sodré quem assina as artes da campanha. “O turismo tem papel social grande, gera desenvolvimento econômico. Uma parceria como essa eleva todos os entes envolvidos no processo turístico, vem fortalecer o trade turístico, criando marcas, branding, fazendo com que a sociedade entenda que precisamos estar preparados para receber bem nosso turista”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos.

Segmento turístico

Sócios da agência Jalapão Oficial, Samara Krause e Jônatas Krause participaram do evento de lançamento. “A campanha vai ser bem útil para nós. O turista que levamos ao Jalapão normalmente deixa reservado um a dois dias para visitar Palmas. Então vai nos ajudar muito a divulgar os atrativos e potencialidades de Palmas”, disse Samara.

Daniel Bezerra da Agência Sem Limites Expedições regressou recentemente de trabalho de divulgação de Palmas em Portugal. “A proposta da campanha é muito boa. Precisamos exatamente desse tipo de incentivo, porque o público que vem ainda chega sem muita informação sobre o destino”.

Para o presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, a ideia precisa ser aproveitada por todos. “Achei maravilhoso, dou meus parabéns a Prefeitura e ao Sebrae por buscar vender essa imagem. O turismo estimula muito a economia, do taxista ao restaurante, é uma indústria que gera emprego, impostos e é fundamental. Precisamos desse segmento mais forte”. (Secom Palmas)

Veja Também

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...
Desde junho, Ministério Público acompanha e fiscaliza a situação da Ala Ortopédica do Hospital Geral de Palmas...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional