Educação
Secretarias da Educação e Povos Originários e Indígenas traçam estratégias para políticas públicas educacionais
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O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu na tarde dessa quarta-feira, 8, a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Silva Werreria Karajá, para fortalecer o diálogo e discutir estratégias de parcerias, a fim de alinhar incentivos para as comunidades tradicionais.  

O secretário Fábio Vaz ressaltou que a criação de uma secretaria para pensar políticas públicas específicas aos povos originários e tradicionais é significativa para a gestão pública. "Nessa data simbólica, Dia Internacional da Mulher, receber a secretária Narubia tem um significado muito especial no aperfeiçoamento da política educacional e futuras parcerias que favoreçam o segmento que ela representa".

O titular da Seduc também destacou o trabalho que a Pasta tem desenvolvido, voltado para os povos indígenas do Tocantins. "Temos realizado um trabalho efetivo na melhoria dos espaços de ensino e aprendizagem. De 2021 para cá temos 84 obras em sede de escolas e extensões indígenas. Obras em diferentes fases; algumas já concluídas, outras em execução e em processo de licitação", destacou.

A Seduc tem dado uma atenção especial às escolas indígenas com um planejamento estratégico para garantir a qualidade das estruturas das unidades escolares e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino, com um investimento de R$ 19.426.555,62 em obras. A rede estadual conta com 95 escolas indígenas e suas extensões e quase 6 mil estudantes matriculados.

Para a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Silva Werreria, estreitar e interligar as políticas públicas das secretarias é fundamental para o sucesso da construção do plano de trabalho. “Este momento é importante para ter conhecimento das políticas públicas já aplicadas e ver o relatório situacional da pasta, para diante das informações alinhar as parcerias necessárias e criar um plano para que a educação escolar indígena seja aprimorada, de forma que a população e as escolas conheçam a cultura dos povos originários e tradicionais do nosso estado”.

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