Estado
Governo orienta novos gestores municipais sobre Política de Assistência Social
Diretora do SUAS da Setas, Halana Magalhães, reforçou o convite aos novos gestores
Diretora do SUAS da Setas, Halana Magalhães, reforçou o convite aos novos gestores

Com as mudanças nas gestões municipais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), propicia aos novos gestores importantes orientações sobre a Política de Assistência Social, nos dias 2 e 4 de fevereiro; até lá, os municípios podem se informar e esclarecer as dúvidas com os técnicos da área, pelos telefones da secretaria.

O objetivo da reunião é para que os técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) levem aos novos dirigentes as orientações sobre a gestão da Política de Assistência Social e também sanar as dúvidas relacionadas ao atendimento dos equipamentos públicos durante a pandemia.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, falou que por conta da pandemia da Covid-19 as políticas públicas precisam estar cada vez mais afinadas e devem manter o diálogo intersetorial entre as mesmas. “Os novos prefeitos e secretários de Assistência Social dos 139 municípios tocantinenses precisam entender, com brevidade, a importância da Política de Assistência Social para a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente nesse momento de pandemia, em que essa situação se agravou”, disse o secretário, ressaltando que “o governador Mauro Carlesse tem se empenhado para que o Estado atenda a necessidade de cada cidadão em todas as regiões tocantinenses”.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Setas, Halana Magalhães, reforçou o convite aos novos gestores e falou sobre a importância dos encontros. “Todos os municípios estão convidados e devem participar, verificando, entre os dois dias, aquele que melhor lhe convier. Os novos prefeitos e secretários receberão orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução dos serviços, programas, projetos, benefícios e na execução financeira dos recursos repassados”, salientou a diretora.

Os encontros acontecem no aplicativo Google Meet; cada dia os técnicos atenderão uma turma e cada participante ao se inscrever poderá escolher a data que melhor lhe convier.

A inscrição será realizada no site de Setas, no endereço eletrônico www.setas.to.gov.br, pelo formulário do Google Forms, que será encaminhado aos gestores.

Atendimento à população durante a pandemia

Halana Magalhães alerta que durante a pandemia o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e demais serviços prestados à população não podem parar. “É necessário tomar todos os cuidados que o momento pede; mas existe uma legislação e notas técnicas do Ministério da Cidadania definindo como deve ser realizado esse atendimento dentro das normas de saúde e assegurando que o trabalho dos equipamentos públicos, que são os Cras, Creas, SCFV e todos os demais, não podem fechar”, afirma a diretora.

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