Polí­cia
No combate à criminalidade, Polícia Civil tem recorde de inquéritos instaurados e 3.813 autores presos
Instituto de Identificação manteve atendimentos durante a pandemia
Instituto de Identificação manteve atendimentos durante a pandemia

Em 2020, a Polícia Civil do Tocantins trabalhou intensamente e teve sua produtividade ampliada. Foram 16.008 inquéritos instaurados entre janeiro e novembro deste ano e 12.899 entre janeiro e dezembro de 2019, ou seja, 3.109 inquéritos a mais. Ainda neste ano, a Polícia Civil prendeu 3.813 autores, lavrou 4.262 Termos Circunstanciado de Ocorrências (TCOs) e registrou a apreensão de 2.111 armas, sendo 1.283 armas de fogo e 928 armas brancas.

Estatísticas

Em comparação ao ano de 2019 e considerando os efeitos da pandemia, o ano de 2020 fechará com os crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) em queda. No primeiro trimestre, houve ligeira alta de 3,6%. No entanto, os dois trimestres subsequentes (abril-maio-junho e julho-agosto-setembro) registraram quedas de 54,93% e 61,1% respectivamente.

Foi observada também uma redução nos crimes contra a dignidade sexual (estupro e estupro de vulnerável). Houve alta de 5,7% no primeiro trimestre, queda de 28,33% no segundo e 20,5% no terceiro trimestre.

Na análise comparativa dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) de 2019-2020, por sua vez, houve aumento de 37,1% no 1º trimestre; queda de 11,22% no segundo, e 6,5% no terceiro. A meta proposta é a redução anual de 6% nos índices de CVLIs.

Os dados estatísticos relativos a crimes contra o patrimônio, contra a dignidade e CVLIs serão consolidados e apresentados no balanço final dos quatro trimestres a ser divulgado em janeiro de 2021. Os dados estatísticos referentes a 2019 e aos três trimestres de 2020 podem ser conferidos no site da SSP-TO – www.ssp.to.gov.br na aba Estatísticas Criminais.

Grandes Operações Policiais

Incansável no combate ao crime, em 2020, a Polícia Civil do Tocantins realizou centenas de operações e prisões, muitas delas de forma integrada com as demais forças de segurança pública do Estado. Todas as unidades vinculadas à Delegacia-Geral (Diretoria de Polícia da Capital (DPC); Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) desenvolveram, ao longo do ano, eficientes ações que geraram mais segurança à população tocantinense.

Dentre as operações realizadas na Capital, estão Paz e Sossego, Balada Segura, Pandemic, Dolos, Outubro Incruento (para redução de homicídios), Vetus (crimes contra a pessoa idosa) e das eleições municipais. No interior, entre outras operações, foram realizadas a Carnaval Seguro, Marias, Senhor do Bonfim, Caripó, Óbulo de Caronte, Insidiis, Sabadou e Independência Prolongada e Mãos Amigas.

A Dracco, por sua vez, realizou as operações Guerra Justa, contra criminosos especializados em roubo a carros-fortes; Operação contra possível esquema de propina no Naturatins; e Bricklayer, contra sonegação fiscal em empresa no distrito de Luzimangues. Contra o tráfico de drogas, destaque para as operações Cálice de Hígia, Hidra de Lerna, Jericó, Víbora, Drogas Sintéticas, Tráfico Interestadual e Leardship, 1ª e 2ª fase da Rosetta, Perfil Oculto e Attack Mestre, entre outras.

Gote

Com quase uma centena de atividades durante o ano de 2020, o Grupo Operacional Tático Especial (Gote) da SSP-TO destacou-se não só por estar na linha de frente das grandes operações desenvolvidas pela Polícia Civil, mas também pelo apoio ao Governo do Tocantins na escolta e no repatriamento dos estudantes tocantinenses na Bolívia e no Paraguai, devido à pandemia da Covid-19.

Polícia Científica

Muito trabalho e avanços marcaram o ano da Superintendência da Polícia Científica e das diretorias a ela vinculadas (Diretoria de Medicina Legal, de Identificação e de Perícia Criminal), especialmente a elaboração de regramentos.

Na Diretoria de Medicina Legal, destaque para a reforma do Núcleo de Medicina Legal de Tocantinópolis; mudança do Núcleo Regional de Medicina Legal de Guaraí para o novo prédio que foi cedido pela Prefeitura Municipal; construção do morgue de Gurupi; ajuste no projeto e início do processo licitatório para sua construção, em parceria com a Universidade de Gurupi – Unirg; e contratação de técnicos de radiologia para o IML e o Núcleo Regional de Medicina Legal de Araguaína. Além de todas essas melhorias, a Diretoria de Medicina Legal fechou o ano com 10.563 atendimentos em suas unidades.

Na Diretoria de Papiloscopia, os serviços de atendimento à população, apesar da pandemia da Covid-19, foram mantidos. Porém, a quantidade de atendimentos passou a ser controlada para evitar aglomerações, sendo realizada com hora marcada para assegurar a proteção da população e dos servidores. Isso implicou uma redução de 35% do número total de carteiras de identidade emitidas neste ano (64.511). Em contrapartida, houve aumento em outras atividades do Instituto, como as relativas à área criminal (aumento de cerca de 10%), ampliando-se de 2.092, em 2019, para 2.286 em 2020.

Outras ações da Papiloscopia foram as inaugurações dos Postos de Identificação em Santa Rosa e Caseara; realização de Banca Volante para emissão de registros gerais nos municípios de Esperantina, Paranã e Rio dos Bois; parceria com o Naturatins para emissão de carteiras funcionais aos fiscais lotados naquele órgão; implantação de atendimento para confecção de retratos falados por videoconferência para todo o Estado; digitalização do acervo de identificação criminal junto ao Sistema de Identificação Automatizada de impressões digitais (Afis) da Superintendência da Polícia Federal no Tocantins; acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Polícia Federal para realização da identificação da massa carcerária de Palmas.

Depois da inauguração do Laboratório de Genética Forense no final de 2019, a Diretoria de Perícia Criminal iniciou, em 2020, as atividades de validação dos procedimentos para análise genéticas, tendo foco nos exames de identificação humana. Dessa forma, neste ano, houve o recebimento de 55 novos casos de requerimento de exames periciais com a custódia respectiva das amostras pelo Laboratório de Genética Forenses, que aguardam documentação para início dos procedimentos e mais de 140 amostras periciadas (fases de pré-análise, extração, amplificação e eletroforese).

A Diretoria de Perícias Criminais também está cumprindo os requisitos para que o Laboratório de Genética Forense passe a integrar a Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG). Dentre eles, a participação de peritos no “Programa de Mentoria”, que busca nivelar conhecimentos com os demais estados integrantes da RIBPG, tais como a criação de procedimentos, rotinas e implantação de metodologias.

Tendo cumprido em 2019 a meta de 538 coletas de Perfis Genético de Condenados a Crimes Sexuais, a Diretoria de Perícia Criminal está viabilizando, com o Laboratório de Genética Forense e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a coleta para este ano. Porém, em razão da pandemia da Covid-19, as mil coletas previstas foram prorrogadas até março de 2021. 

Projeção para 2021

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi de muitas entregas e avanços. Foi também um ano marcado pelo início de novos projetos e de ações que serão concluídos em 2021. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, em breve, serão entregues novas viaturas e armas, uniformes, mobiliários e equipamentos; novos núcleos da Polícia Civil e do Instituto de Identificação; e a nova sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Também para 2021 já estará em funcionamento o Sistema Integrado de Metas, que foi lançado no final deste ano. Baseado em dados de inteligência e em estatísticas criminais, o Sistema proporcionará a realização de operações integradas entre as forças de segurança de maneira permanente em todo o Estado. O Sistema Integrado de Metas será apoiado pelo Sistema Estadual de Inteligência, também lançado no final deste ano. Juntos, os dois sistemas e a atuação permanente das forças de segurança vão reduzir a criminalidade e tornar o Tocantins ainda mais seguro.

Veja Também

Os estandes que comercializam os pratos classificados para o FGT abrem às 18 horas, com oferta de receitas variadas e acessíveis a todo o...
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional