Cultura
Grupo de circo goiano se apresenta na cidade histórica de Porto Nacional
Foto:Erika Mariano
Erika Mariano

Uma das principais referências da cultura e história do Tocantins, a cidade de Porto Nacional será palco para os espetáculos “Pastrana” e “A visita de Chico”, produzidos pelo coletivo Pandora (GO). As apresentações ocorrerão de forma virtual pelo canal no YouTube Tambores do Tocantins (www.youtube.com/tamboresdotocantins), a partir das 20h. 

Após a apresentação dos dois espetáculos ocorrerá uma Live com o tema “Mulheres Pretas e Indígenas”, com a participação de Fabíola Nansurê (atriz, dançarina e pesquisadora ), Mariana Gabriel (cineasta, jornalista e palhaça) e Narúbia Werreria (ambientalista, ativista indígena Iny da Ilha do Bananal). A roda de conversa contará com a mediação de Juliana Jardel (dançarina e doutoranda em Performances Culturais), com transmissão ao vivo pelo canal www.youtube.com/tamboresdotocantins.

Porto Nacional é a terceira cidade tocantinense a receber os espetáculos. A turnê também passou por municípios de Goiás e Mato Grosso do Sul. Palmas sediará a última apresentação em solo tocantinense, no dia 31 de outubro. Em razão da pandemia, o projeto, que seria de circulação presencial, acontecerá em 13 diferentes canais virtuais de exibição em cada uma das localidades, envolvendo para isso uma rede de produtoras e produtores culturais de cada localidade, além de organizações sociais e coletivos artísticos.

A recriação dos espetáculos para a circulação virtual contou com a correalização da Círculo Filmes, produtora audiovisual baseada no Tocantins, e da Cultivo Projetos e Soluções Criativas, com sede em Minas Gerais. As obras dialogam entre si por trazerem a figura da mulher em primeiro plano, discutindo mitos populares e feminilidade pelo lado de dentro.

“Fizemos isso como uma forma de resistência a este modo de subjetivação do feminino, apontando para o entendimento que ser mulher é também ser desajustada, engraçada, questionadora e política”, comentou Radarani, artista circense, palhaça e intérprete da Soldara, personagem protagonista em A Visita de Chico.

Pastrana

“Pastrana” é um espetáculo de lambe-lambe que se apropria da história da Monga - A Mulher Gorila, muito popular em feiras e circos Brasil afora, para sintetizar a história de Júlia Pastrana.  Já “A Visita de Chico” remonta o imaginário da mulher moderna, que lida com a vida cotidiana e recebe a inesperada e apaixonante visita de Chico, quando tem que dar conta de um amor que é uma representação e da sociedade, que não aceita o corpo feminino como ele é. 

A visita de Chico

“A visita de Chico” mescla circo com a história de Soldara, uma palhaça que se veste de homem para ganhar a vida como artista de circo. Ao final de cada apresentação, Soldara retorna à sua casa, emaranhada às exigências da profissão, do corpo e dos projetos de vida, contudo, com seus encantos e desajustes, segue com a pacata vida com imaginação. É quando conhece Chico e se apaixona, mas o tenro romance é acometido por uma circunstância indesejada, da qual Soldara se envergonha e foge. A trama é tecida pela aceitação, pelo desajuste e pelo ridículo enfrentamento da mulher, que precisa lidar com a natureza de seu corpo feminino em uma cultura e sociedade que não o enxergam bem. 

Uma das vertentes do projeto é proporcionar o debate sobre a mulher e a produção artística, sobretudo na região centro-oeste e levando em consideração a discussão sobre as produções circenses e as produções femininas. “Esse projeto contribui para a consolidação da atuação feminina na cena goiana e agora também no cenário nacional, ampliando as discussões acerca da produção dos espetáculos circenses”, refletiu Izabela Nascente, atriz, intérprete da Pastrana e diretora de A visita de Chico.

Para Fernanda Pimenta, atriz e criadora da Palhaça Malagueta, a iniciativa favorece ações de fortalecimento e visibilidade, uma vez que coloca em destaque duas artistas goianas que retratam seu universo, seus conflitos e dificuldades impostas social e culturalmente e a necessidade de uma resistência em relação às exigências do corpo e da moral da mulher. “Há uma busca de articulação entre as mulheres artistas para que as mesmas possam se inserir no meio artístico – que seria dominado por homens – e acessar recursos para financiar seu trabalho. O financiamento de produtos culturais e as dificuldades que o envolvem são um grande desafio para muitas artistas, principalmente na produção artística circense”, destacou a atriz.

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