Economia
Os 3 elementos da identidade que podem garantir o sucesso da marca
Imagem da notícia

Existem elementos fundamentais na criação da identidade da marca. Estes podem fazer toda a diferença na forma como uma empresa chega ao seu público e na sua capacidade de o cativar e de motivar o consumo. Venha saber quais são os 3 elementos da identidade que podem garantir o sucesso da marca.

O mercado digital nunca esteve mais saturado e a concorrência é, por isso mesmo, mais intensa do que nunca no mundo online. Atualmente, a facilidade de transformar uma ideia empreendedora num negócio digital é maior do que nunca, o que motiva, justamente, um número crescente de empresas digitais a atuar nos mais diversos setores.

Só no que diz respeito ao e-commerce e às lojas online, o crescimento tem sido intenso, sendo que apenas no ano 2018, este chegou a atingir os 23%. Os números que o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – emitiu no mesmo ano, sobre as lojas online brasileiras foi, no entanto, algo desmotivante, revelando o insucesso de 60% das marcas no primeiro ano, número que alargaria para os 80% quando se considerava o primeiro ano e meio.

A relação entre a taxa de insucesso das novas empresas digitais e a saturação do mercado é evidente e, como tal, a única forma de permear o setor do e-commerce (e outros setores digitais), na atualidade, passa por garantir que a marca tem a capacidade de se distinguir das demais, apresentando-se de forma sólida, cativante e única neste mercado.

Para que isto seja possível, a identidade da marca é fundamental. As estruturas relacionadas com a identidade de uma marca são, pois, aquelas que permitem que esta seja única e relevante para os consumidores, destacando-a da amálgama homogênea de empresas que se encontram no mundo digital.

Hoje, explanamos quais são os 3 elementos da identidade que podem garantir o sucesso da marca, para que possa garantir uma marca mais forte e descobrir a fórmula do sucesso perante as lógicas da concorrência atuais.

1. O logótipo de a identidade visual da marca

Vivemos num mundo visual. Hoje, os estímulos visuais estão em toda a parte e as pessoas são, por isso, bastante influenciadas pela imagem e pela mensagem que esta imagem passa. 

Numa empresa, isto tem vários tipos de expressão, havendo várias componentes visuais que importam, tais como a qualidade das fotos dos produtos ou o próprio design do site. Ainda assim, num primeiro momento, aquilo que compõe visualmente a identidade da maca é o seu logo, sendo fundamental criar um logotipo para a sua empresa.

No momento de pensar a imagem da marca haverá elementos diversos a ter em mente, tais como a cor, a forma ou o lettering (caso se aplique). A imagem deve ser capaz de apelar aos sentidos do consumidor, ao mesmo tempo que expressa os valores e ideais de uma marca.

Este tipo de elemento pode ser criado por designers ou especialistas de marketing digital, opções que garantirão o profissionalismo do resultado final. Ainda assim, para quem não tem a possibilidade de despender o que estes especialistas cobram, também existem opções viáveis, gratuitas e de qualidade, como os geradores online.

2. A criação do nome de uma empresa

O nome é outro dos elementos que não pode ser esquecido na criação da marca e é, por norma, o primeiro elemento no qual os empreendedores pensam. Ainda assim, muitos descuram as caraterísticas que um bom nome de empresa deve ter, esquecendo pontos fundamentais para a construção deste elemento da identidade.

Setor, princípios, valores e objetivos da marca são alguns dos elementos que devem considerar-se na criação de um bom nome. Além de indicar qual o tipo de loja, este deve também ter uma sonoridade apelativa e ser memorável, primando ainda pela sua unicidade e originalidade.

Além disso, é de máxima importância que se garanta que o domínio de Internet correspondente ao nome está livrem para que o cliente possa encontrar a marca com maior facilidade.

3. A identidade da marca e um bom slogan

Ao nome e ao logótipo soma-se ainda um terceiro elemento: o slogan. Um slogan é fundamental para criar um elemento distintivo e sonante, que torne a marca parte da memória e do interesse dos consumidores em potencial. Este é um elemento é um aspeto que ajuda, pois, a destacar um negócio dos restantes, salientando um dos seus traços identitários.

Parte do marketing digital, a criação de um bom slogan passa por aspetos tão diversos como o seu tamanho (que deverá ser curto), a sua força (devendo ser sonante e memorável) e a sua assertividade. 

As grandes marcas souberam trabalhar este conceito, havendo frases incontornáveis que facilmente associamos às mesmas. Gerar um slogan apelativo pode, por isso, fazer toda a diferença para cativar os seus consumidores potenciais.

Veja Também

Os estandes que comercializam os pratos classificados para o FGT abrem às 18 horas, com oferta de receitas variadas e acessíveis a todo o...
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional