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Agência de Metrologia reforça a importância dos cuidados com os pneus antes de pegar a estrada
Foto:Cejane Borges
Cejane Borges

Janeiro é mês de férias escolares e para algumas famílias é o momento perfeito de pegar a estrada e aproveitar o período viajando. Mas, para que a bagagem seja apenas de boa diversão e lembranças, é fundamental revisar o veículo, que deve estar em perfeito funcionamento e ter um cuidado a mais na verificação da qualidade e da vida útil dos pneus.

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta aos consumidores sobre a importância de verificar o estado dos pneus e o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros. Além disso, é fundamental verificar o bom estado, se a calibragem esta baixa, fazer o alinhamento e o balanceamento dos pneus.

A equipe técnica da área de Qualidade da AEM explica que os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como obrigatoriedade. Para isso, o produto – seja novo ou reformado – é submetido aos ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, com testes de resistência. E, nos ensaios, o pneu não pode apresentar nenhum tipo de deformação.

Para evitar problemas, o presidente da AEM, Rérison Castro, orienta que o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e observar a presença da certificação do Inmetro, que fica na lateral do produto, parte conhecida como flanco. “É de extrema importância que o consumidor busque o Selo Inmetro durante a aquisição do produto. Ele é uma garantia que a mercadoria passou por testes e, nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”, aponta o presidente. 

Desde o ano de 2018, é obrigatório que todos os pneus vendidos no Brasil informem ao comprador como se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho os pneus fazem ao rodar. Essa classificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e é semelhante à que é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos.

Dicas importantes para o consumidor

Na hora da compra do pneu consulte as especificações constantes no manual do fabricante do veículo e informe-se com o revendedor acerca dos cuidados com a manutenção.

Para a sua segurança, faça regularmente o balanceamento e o alinhamento das rodas e quando as mesmas sofrerem choque acentuado. O balanceamento é necessário também sempre que for efetuada a troca do pneu.

Rodas desbalanceadas ou desalinhadas provocam instabilidade no veículo e um maior desgaste dos pneus. O alinhamento (ângulos caster e camber) deve seguir as especificações do fabricante do veículo, para que o mesmo tenha uma perfeita condução em linha reta.

Verifique sempre o estado de conservação dos pneus. Obedeça ao Código de Trânsito Brasileiro.

Sobre os tipos de pneus, é fundamental saber

Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem.

Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo.

Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu.

Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

Sua denúncia pode salvar vidas

Vale ressaltar que é de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, manutenção, direitos e reclamações. Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br. ou no telefone.

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