Estado
Governo finaliza levantamento de dados dos serviços de inspeção em rodovias pavimentadas
Foto:Automóvel obteve imagens georreferenciadas em 360 graus
Automóvel obteve imagens georreferenciadas em 360 graus

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), concluiu o levantamento de dados dos serviços de inspeção em torno de toda a malha rodoviária estadual pavimentada, com pouco mais de 5.800 quilômetros. O trabalho teve início no último dia 2 de outubro, percorrendo todas as rodovias asfaltadas do Estado.

O levantamento foi a primeira etapa do contrato com o Consórcio Dynatest TIS RACC, que está fazendo a avaliação e classificação de risco das rodovias estaduais, por meio do programa iRAP - sigla em inglês para International Road Assessment Programmet. Em português: Programa Internacional de Avaliação de Rodovias.

A segunda fase dos trabalhos está sendo iniciada e consiste no processamento dos dados (codificação), com vistas a avaliar a malha rodoviária, para que o Governo possa melhorar a gestão de segurança viária.

Os objetivos são a redução de acidentes; vias e veículos mais seguros; usuários mais conscientes; além de um levantamento dos impactos socioeconômicos causados pelos acidentes; e a elaboração de um Plano de Investimento com vistas a implantação das melhorias nas rodovias estaduais.

De acordo com a diretora de Engenharia de Tráfego e Segurança Viária da Ageto, Lúcia Leiko T. M. Garcia, está previsto um treinamento de 40 horas para os técnicos da Ageto manusearem o software “Vida”, que processa os dados, metodologia usada por vários países no mundo. “A partir dessas informações, serão identificadas as áreas de risco e projetadas soluções para aumentar a segurança dos usuários em nossas rodovias”, disse a Diretora.

Para a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, “as melhorias específicas em vias existentes, além de salvar vidas, têm uma boa rentabilidade econômica devido a fluência no transporte das riquezas do Estado”, declarou.

Tecnologia

A tecnologia iRAP é usada por todos os países que aderiram a Campanha de Redução de Acidentes Fatais “Zero Vítimas”, na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), lançada em maio de 2011 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Metodologia

O veículo do iRAP circulou nas rodovias estaduais desde o dia 2 de outubro. Esse automóvel obteve imagens georreferenciadas em 360 graus.

As informações geraram um arquivo do iRAP contendo todos os atributos das rodovias. O arquivo permite classificá-las por escala de estrelas e servirão como base para a elaboração do Plano de Investimentos para Rodovias mais seguras. Ainda com base nesses dados, a avaliação rodoviária será feita por meio de no mínimo 62 atributos.

A classificação vai de 1 (uma) a 5 (cinco) estrelas, sendo que 3 (três) estrelas significará uma rodovia com o mínimo de segurança para o tráfego voltada para os quatro tipos de usuários. Os tipos de usuários são: veículos, motociclistas, pedestres e ciclistas. 

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