Meio Jurídico
Aprimorar o relacionamento entre clientes e advogados é diferencial de mercado

Um dos aspectos mais importantes na relação entre advogados e clientes é o bom atendimento. Como o boca a boca continua sendo uma forma poderosa de divulgação, é importante que os profissionais se dediquem para que este relacionamento seja positivo e ajude no processo de fidelização.

Com a crescente conscientização da sociedade a partir da criação do código do consumidor e a facilidade de comunicação pelas redes sociais, clientes ocuparam outro patamar de exigência e expressão nas últimas décadas e nenhum negócio sério deve ignorar essa realidade.

Na advocacia, por exemplo, não basta ter excelente desempenho técnico, é preciso dedicar-se ao bom atendimento da carteira, para, assim, fidelizar, atrair clientes e ampliar resultados.

Há algumas práticas fáceis de implementar que fazem a diferença. Nesse processo, mudar atitudes e aderir a ferramentas específicas pode ser essencial para estabelecer práticas de relacionamento bem sucedidas.

Atitudes que aproximam

É um equívoco pensar que a melhora da qualidade do relacionamento com o cliente dependa, exclusivamente, de grandes investimentos. Reavaliar as atitudes é muito importante.

Interesse em ouvir o cliente

Quando alguém busca os serviços de um advogado, é grande a possibilidade de que a pessoa esteja passando não apenas por conflitos jurídicos, mas também emocionais. É importante demonstrar interesse em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Responder dúvidas e dar informações

Vivenciar o andamento de um processo pode causar ansiedade, especialmente para quem não conhece o funcionamento do Judiciário. Por isso, dúvidas e curiosidades são normais e frequentes. Disponibilizar tempo e informações adequadas para responder aos clientes com clareza e atenção é fundamental para a construção de laços de relacionamento duráveis. O  tradicional juridiquês também deve ser deixado de lado.

Demonstrar apreço

Tomar iniciativas para demonstrar reconhecimento aos clientes que depositam sua confiança no escritório também é uma atitude positiva para estabelecer o bom relacionamento. Um exemplo é o envio de mensagens em momentos simbólicos: nos finais de ano, nos "aniversários" de relacionamento, após a conclusão de um processo. Demonstrações de apreço fortalecem o relacionamento.

Ferramentas auxiliam a otimizar o atendimento

Contar com recursos que ajudem a sistematizar informações e ações na construção do relacionamento também é uma maneira de alcançar os objetivos. 

Software para advogados

O cliente é um indivíduo com perfil e demandas próprios. Por isso, é importante ter em mãos informações e expectativas de cada cliente sempre que necessário. O software jurídico é uma ferramenta poderosa nesse trabalho, pois permite criar um banco de dados completo e centralizado. Além de concentrar os dados e informações referentes aos processos dos contratantes em um só lugar, os mais completos contam com uma área exclusiva, na qual os clientes conseguem acessar o status dos processos sem a necessidade de contatar o escritório.

 E-mail Marketing

O e-mail marketing consiste no envio ordenado de conteúdo relevante aos clientes por meio de correio eletrônico. É a ferramenta perfeita para estabelecer a prática de um relacionamento contínuo e de uma comunicação eficiente.

Entre os benefícios trazidos pelo e-mail marketing estão o aumento da confiança no escritório, por trazer a sensação de proximidade; a possibilidade de educar o público-alvo para questões jurídicas essenciais e, ainda, de identificar novas demandas advocatícias, criando oportunidades de negócios.

Pesquisas de Satisfação

As pesquisas são uma maneira eficiente para descobrir o que o cliente realmente quer e se ele acredita que o advogado está atendendo às suas demandas. Portanto, é fonte essencial de informações para promover melhorias no atendimento e no relacionamento com públicos de interesse.

A construção do relacionamento com o cliente exige esforços regulares e progressivos.  Por outro lado, essa prática traz um excelente retorno, já que a fidelização da carteira está diretamente ligada à qualidade que o cliente percebe ao buscar atendimento. Além de permanecerem fiéis, se tornam promotores e defensores do escritório.

Veja Também

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...
Desde junho, Ministério Público acompanha e fiscaliza a situação da Ala Ortopédica do Hospital Geral de Palmas...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional