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Equipe trabalha com o objetivo de viabilizar a retomada das obras do "anel viário" de Palmas orçadas em R$ 129 milhões
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As obras conhecidas como Anel Viário ou alça viária sul-norte de Palmas, interligando as avenidas NS 15 e na LO-13 da Capital, estão paralisadas desde o final de 2016, sem previsão para andamento. De acordo com informações repassadas ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta-feira, 23, pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), uma equipe de técnicos trabalha no processo administrativo com o objetivo de viabilizar a retomadas da obras.

A obra está orçada em R$ 129,5 milhões e deste montante, segundo a Seinf, metade é proveniente de uma operação de crédito realizada junto a Caixa Econômica Federal e a outra metade do tesouro estadual. Até o momento foram executados/medidos R$ 25 milhões e pagos R$ 12,5 milhões.

A empresa responsável pela obra é a Construtora EHL, investigada pela Polícia Federal na Operação Ápia. Os trabalhos realizados pela empresa foram paralisados sob a alegação de insegurança jurídica. 

Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, após constatada a segurança jurídica do processo, a empresa foi liberada e poderá dar continuidade aos serviços. A licitação não foi cancelada. "A Seinf já trabalha no processo administrativo com o objetivo de viabilizar a retomada dos serviços", reforçou a pasta. 

Insatisfação Popular

A população impactada pela obra anseia pela sua conclusão. Na altura da entrada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), avenida NS 15, é possível presenciar a infraestrutura paralisada e uma placa colocada pela empresa EHL, responsável pela obra, com espaço para o preenchimento da previsão de entrega da mesma. No espaço foi pichado o símbolo do infinito, possivelmente por pessoa insatisfeita com o atraso. 

Anel Viário 

Segundo a Ageto e Seinf, embora a obra seja chamada de Anel Viário, não trata-se de tal infraestrutura, pois a obra não tem as características de anel viário, mas que é apenas uma solução - interligação de avenidas - que proporcionará o desvio de tráfego pesado do centro da cidade, segundo informa os órgãos.

Mais informações 

O governador Marcelo Miranda assinou a ordem de serviço para início das obras em julho de 2016. A solenidade ocorreu na manhã do dia 14, no Palácio Araguaia.

Os serviços de terraplenagem e pavimentação asfáltica nessas avenidas, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), têm como objetivos interligar quadras das regiões norte e sul de Palmas, e as rodovias TO-010, TO-050 e TO-080, melhorar o acesso a universidades públicas na capital e às praias da região central de Palmas, bem como desviar o tráfego de cargas pesadas do centro da cidade.

Na NS-15, devem ser terraplanados e pavimentados trechos que vão desde o entroncamento da Rodovia TO–010 (Quadra 512 Norte) até a LO-13 (Quadra 609 Sul). O asfalto naLO-13 deve ser da Avenida NS-15 (Quadra 609 Sul) até a Avenida NS-05 (Quadra 605 Sul). De acordo com dados da Seinf, a extensão das obras envolvendo as duas avenidas é de aproximadamente 17 quilômetros. Destes, 3 km de pista simples e 14 km de pista dupla.

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