Educação
Profissionais de educação estadual reúnem-se para discutir a proposta pedagógica para 2017
Profissionais de educação participaram de reunião de trabalho no auditório do Palácio Araguaia
Profissionais de educação participaram de reunião de trabalho no auditório do Palácio Araguaia

Técnicos pedagógicos, gerentes, diretores regionais de ensino, superintendentes, assessores e coordenadores de grupos de trabalho da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) estiveram reunidos nesta quinta e sexta, 5 e 6 de janeiro, em Palmas, para conhecer os detalhes da proposta pedagógica para 2017.

A abertura dos trabalhos ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, onde a secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, reiterou os esforços de toda a equipe na realização de um planejamento institucional centrado na melhoria dos resultados da aprendizagem. “Tem havido um esforço coletivo para que as intervenções pedagógicas ocorram nas escolas, onde está o aluno e o professor, visto que há a necessidade de melhoria nos índices educacionais do Tocantins”, disse.

Ainda no primeiro dia, foram apresentados aos participantes três eixos norteadores da Educação em 2017. O Calendário Letivo Pedagógico foi construído para possibilitar uma maior eficiência do processo ensino aprendizagem. As principais novidades são a extinção das aulas aos sábados, o planejamento do ano letivo com a participação das escolas, avaliação diagnóstica, planejamento pedagógico elaborado com o conhecimento do nível dos alunos, simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realização do Conselho de Classe Pedagógico ao final de cada bimestre.

Já as estruturas curriculares foram atualizadas e trouxeram mudanças, como a redução do tempo de cada aula de 60 para 50 minutos, elevando o número de aulas para cinco aulas diárias e 25 semanais; o aumento no número de aulas de Português e Matemática em todos os níveis e modalidades de ensino; a inserção de aulas de Redação desde o 1º ano e Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; a inclusão de aulas de Física e Química no 9º ano do Fundamental, como reforço na preparação dos alunos para o ingresso no Ensino Médio, e ainda uma 3ª série do Ensino Médio formulada com o objetivo de proporcionar maiores oportunidades de acesso às universidades por meio do Enem.

A rede de ensino do Estado passa a ter conteúdos definidos para todas as escolas, níveis, modalidades de ensino e componentes curriculares. A proposta da Seduc será apresentada a todos os professores no período de 16 a 20 de janeiro, para análise, avaliação e contribuição dos docentes.

“Calendário Letivo, estruturas curriculares e conteúdos alinhados e integrados possibilitarão maior eficácia no trabalho dos professores, fortalecerão o processo ensino aprendizagem do aluno e, por consequência natural, a melhoria dos resultados da educação no Tocantins”, enfatizou a secretária de Educação.

Foram apresentadas a metas a serem alcançadas pelo Estado,  para cada Diretoria Regional e para cada escola em 2017.

Já nesta sexta, 6, o trabalho continuou a sala de reuniões da Seduc, pautado no detalhamento da Proposta Pedagógica 2017 e sua implementação. Os integrantes do Grupo Gestor da Seduc, da Superintendência de Educação, diretores e técnicos das Regionais de Educação receberam as orientações necessárias, as atribuições e as responsabilidades de cada setor para os próximos passos a serem desenvolvidos.

“Estamos confiantes de que, com o apoio, motivação, compromisso e responsabilidade de cada um, integrados e alinhados com os mesmos propósitos, poderemos, sim, ter a esperança de garantir uma Educação de qualidade para todos os tocantinenses”, reiterou a professora Wanessa Sechim.

Envolvimento

Para Ester de Paula Alves da Silva, Assessora Regional de Supervisão, Gestão e Formação da DRE de Guaraí, as discussões e implementações de propostas reais fazem parte da dinâmica educacional de boa qualidade. “Quero compartilhar da melhor maneira, com os professores e estudantes, esse trabalho que está sendo proposto e discutido, por acreditar no desenvolvimento da Educação”, ponderou.

Já Aldízia Carneiro de Araújo, Gerente de Ensino a Distância da Seduc, acredita no crescimento da Educação no Tocantins. “Há renovação nesse trabalho. Minha perspectiva é das melhores com esse novo trabalho que vai fortalecer o ensino e a aprendizagem dos educando”, afirmou.

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