Polí­tica
Prefeito Ronaldo Dimas anuncia secretariado para seu segundo mandato
Foto:Marcos Filho/Ascom
Marcos Filho/Ascom

Os nomes que estarão à frente das secretarias municipais foram anunciados na tarde desta segunda-feira, 02, durante coletiva de imprensa realizada no gabinete da Prefeitura. Dentre os doze secretários da gestão anterior, oito permanecerão à frente das pastas, são eles: Jocirley de Oliveira (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Jean Luís Coutinho (Saúde), José da Guia (Assistência Social, Trabalho e Habitação), Simão Moura (Infraestrutura), Wagner Rodrigues (Gabinete), Fabiano Souza (Fazenda), Mariana Cardoso (Controladoria) e Júlio Sampaio (Captação e Gestão de Recursos).

“Vários vão permanecer porque têm tido bastante eficiência, muita seriedade na condução dos trabalhos, a cidade evoluiu não fruto somente da minha gestão pessoal, mas da gestão compartilhada que a gente tem. E claro, também, de todos os funcionários e servidores do município. Boa parte permanece e alguns vêm se somar a estes que já estavam exercendo a função”, declarou Dimas.

Os novos secretários são Joaquim Quinta Neto (Administração), Gustavo Fidalgo (Procuradoria), Ângelo Marzola Júnior (Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Edmones Galdino (Governo).

Dentre as três autarquias municipais, apenas Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína (IMPAR) se manteve sob o comando de Carlos Murad. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) passa a ser presidida por Fábio Astolfi e a Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC) ainda não teve seu titular anunciado.

“Essas mudanças às vezes são salutares e vão ocorrer muitas mudanças agora em relação ao segundo escalão, a gente vai dar uma ‘mexida na máquina’ tirar daquela famosa zona de conforto para que as pessoas se dediquem ainda mais”, pontuou o prefeito.

Em reunião com os secretários, logo após a coletiva de imprensa, o prefeito destacou os prêmios conquistados durante a gestão passada e pediu aos novos secretários que ampliem os resultados de excelência.

Perfis dos secretários e presidentes

Secretaria Municipal da Administração - Joaquim Quinta Neto

Formado em Direito, já atuou como bancário, assessor jurídico e superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária. Atualmente é secretário geral do Partido Social Democrático (PSD) e possui um escritório de advocacia na cidade. Foi secretário do Desenvolvimento Social em 2015 e, após a fusão das secretarias, passou a ser secretário do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Araguaína, onde atuou até abril de 2016.

Procuradoria Municipal - Gustavo Fidalgo

Graduado em Direto pela Universidade de Uberaba em 2000, pós-graduado em processo civil e direito civil pela Fadivale,  advogado militante e inscrito na OAB Tocantins desde 2001; foi advogado do Sistema FIETO de 2001 a 2012, prestou serviço pra vários municípios do Estado como Gurupi, Santa Rosa, Pedro Afonso, Lizarda, Novo Acordo; foi professor das Faculdades Objetivo e FAPAL de 2004 a 2007; membro titular do Conselho do Contribuinte Contencioso Tributário do Estado do Tributário por um mandato; foi Procurador Geral Adjunto do Município de Araguaína de 2013 a meados de 2015 e Presidente da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Araguaína - AMTT desde sua criação em 2014.

Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - Ângelo Marzola Júnior

Cursou Zootecnia, Direito e Logística. Foi presidente do Sindicato Rural de Araguaína, do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio (Fundeagro), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federal da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), deputado federal e secretário estadual da Agricultura.

Secretaria Municipal de Governo - Edmones Galdino (Xeroso)

Bacharel em Ciências Contábeis e Direito pelo Instituto Tocantinense Antônio Carlos (ITPAC). Foi assistente administrativo na Receita estadual e na Prefeitura de Araguaína; assessor de gabinete do governador Moisés Avelino, do deputado federal Edmundo Galdino, senador João Ribeiro, senador Eduardo Siqueira Campos e atuou ainda como assessor na Secretaria Estadual das Cidades na gestão do então secretário Ronaldo Dimas. Foi vereador por quatro mandatos (1993-1997, 1998-2002, 2002-2006 e 2013-2016).

Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Jocirley de Oliveira

Graduado em Geografia, História e Pedagogia, tem especialização em Planejamento Educacional, Orientação Educacional e Gestão Pública, além de Mestrado em Ciências da Educação e em Educação pela UFT. Foi professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação e pós-graduação e diretor da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutizk. É secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína desde 2013 e nesse mesmo período foi presidente por dois mandatos da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação - Regional Tocantins (UNDIME).

Secretaria da Saúde - Jean Luís Coutinho

Advogado, formado pela Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína em 2011. Exerceu a advocacia em escritórios locais (2011-2012) e a função de assessor jurídico na Secretaria Municipal de Saúde (2013 a 2014). É secretário de Saúde de Araguaína desde 2014.

Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação - José da Guia

Formado em Letras pela Unitins e pós-graduado em Gestão Educacional. Foi membro da Comissão Regional de Avaliação Prêmio Gestão e da Comissão Regional no Processo Seletivo de Coordenadores e Gestores Escolares; foi coordenador regional administrativo e financeiro na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína e também diretor regional do órgão. Foi superintendente de Proteção Social Especial na Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social e é secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação desde agosto de 2015.

Secretaria da Infraestrutura - Simão Moura

Graduado em Engenharia Civil, atua nas áreas de Engenharia de Planejamento e Engenharia de Produção. Foi assessor parlamentar do então deputado federal Ronaldo Dimas na área de projetos. Trabalhou na implantação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Gurupi. Participou da construção de diversos edifícios e estradas nos Estados de Goiás e Tocantins. É secretário da Infraestrutura de Araguaína desde 2013.

Secretaria de Gabinete - Wagner Rodrigues

Graduado com larga experiência na gestão pública. Foi Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados entre 2003 e 2012. Tem experiência no Orçamento Geral da União de 2003 a 2012, Serviços de Elaboração de Emendas e Acompanhamento Orçamentário – Câmara dos Deputados e Ministérios entre 2003 e 2006. Também foi coordenador regional da Área de Negócios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO/SESI/SENAI – 1999 a 2001. Possui formação em Orçamento Público: gestão financeira, elaboração de emendas, execuções orçamentárias e receitas oriundas de impostos. É secretário-chefe de Gabinete de Araguaína desde 2013.

Secretaria da Fazenda - Fabiano Souza

Formado em Ciências Contábeis, pós-graduando no MBA de Projetos e Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios também pela UFT. Foi diretor de Desenvolvimento Regional na Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano; diretor de Ciretrans do Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran-TO); consultor de Negócios e de Gestão Pública da KRP Consultoria e também secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Centro Norte do Município de Araguaína. Foi coordenador e responsável pela elaboração e diálogo com outros órgãos estaduais e segmentos da sociedade na elaboração do PPA 2012-2015 da Secretaria das Cidades do Tocantins, buscando o alinhamento das iniciativas e ações da secretaria para com os objetivos estratégicos do Estado. É secretário da Fazenda de Araguaína desde janeiro de 2015.

Controladoria Municipal - Mariana Cardoso

Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo, possui conhecimento nas áreas de Licitação, Sistema de Fiscalização e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e Elaboração de Relatórios e Pareceres para Órgãos Públicos. Atuou na Escrituraria no Cartório do 1º Ofício de Notas da Cidade de Araguaína, bem como Assessora Especial no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É controladora da Prefeitura de Araguaína desde 2013.

Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos - Júlio César Sampaio

Graduado em Administração, ocupou os cargos de coordenador de informática, diretor de Tecnologia da Informação, diretor de Ciência e Tecnologia e diretor de gestão no Governo do Estado do Tocantins. Também foi Superintendente de Captação de Recursos e Integração Regional da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano. É secretário de Captação e Gestão de Recursos desde 2013.

Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína (impar) - Carlos Murad

Graduado em Administração de Empresas, assessora o prefeito eleito desde 1998, na FIETO, na Câmara dos Deputados e na Secretaria das Cidades. É presidente do IMPAR desde 2013.

Agência Municipal de Transporte e Trânsito (amtt) - Fábio Astolfi

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1997), desde então atuando diretamente na área, seja como advogado ou servidor público. Exerceu o cargo de Chefe do Núcleo Setorial do Controle Interno, na Secretaria Estadual das Cidades e do Desenvolvimento Urbano. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Tributário, com Pós-Graduações em Direito Tributário (2012) e Direito Tributário Municipal (2016). De 2013 a 2016 assessorou juridicamente a Secretaria da Fazenda. 

Veja Também

Os estandes que comercializam os pratos classificados para o FGT abrem às 18 horas, com oferta de receitas variadas e acessíveis a todo o...
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional