Educação
Cerca de 42 mil estudantes participam das provas do Sistema de Avaliação da Aprendizagem da rede estadual
Alunos da Escola Cristo Rei, de Tocantinópolis
Alunos da Escola Cristo Rei, de Tocantinópolis

Os estudantes da rede estadual tocantinense, matriculados nas turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, estão respondendo as provas do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Permanente do Estado do Tocantins (SisApto) nesta primeira quinzena de dezembro. O exame realizado pela Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica pública com vistas à melhoria dos indicadores educacionais no Estado.

Cerca de 42 mil estudantes das 515 escolas estaduais estão sendo avaliados nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, biologia, química e física. Os testes que compõem a avaliação são elaborados pela equipe de Avaliação da Aprendizagem da Seduc que ainda acompanha as escolas na inserção dos resultados no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).  A aplicação acontece em dois dias em cada escola e é supervisionada pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e pelos técnicos da Gerência de Avaliação da Aprendizagem da Seduc. 

Segundo a gestora da Seduc, professora Wanessa Sechim, o SisApto produz um diagnóstico que permite reavaliar o processo ensino aprendizagem na rede estadual de ensino. “A partir da análise dos dados apontados pelo SisApto, as escolas, orientadas pelas Regionais, pautarão o planejamento das ações pedagógicas do próximo ano, realinhando os conteúdos a fim de progredir na qualidade dos métodos de ensino com foco na melhoria contínua da aprendizagem na educação básica”, frisa a professora Wanessa.

Adesão das escolas municipais

Pensando em contribuir também para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem na rede municipal, a Seduc disponibilizou mais uma vez as provas do SisApto para que as secretarias municipais de educação possam avaliar seus estudantes. 

De acordo com o setor de Avaliação da Aprendizagem da Seduc, a adesão neste ano superou a dos anos anteriores. Em 2016 cerca de 90% das unidades educacionais municipais manifestaram interesse em aplicar os exames do SisApto.

Aplicação nas Regionais 

A Escola Paroquial Cristo Rei, localizada em Tocantinópolis, aplicou a avaliação para estudantes do ensino fundamental e médio. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria da Glória Costa Moura, destaca a relevância do exame. “É uma forma de verificar o nível de conhecimento dos educandos e averiguar quais foram os pontos favoráveis e onde é necessário fazer intervenções para sanar as dificuldades encontradas”, enfatiza.   

O estudante Abraão Ferreira de Melo, aluno do 9º ano, acredita que o SisApto é uma forma de mensurar o que foi aprendido durante o ano letivo. “Fiz a prova com tranquilidade, pois as questões foram baseadas no conteúdo que aprendemos neste ano. Achei importante essa prova, porque não é um teste valendo nota, mas uma prova que vai nos mostrar se aprendemos o suficiente”, relata. 

Para a diretora regional de Dianópolis, Jane de Cássia Maciel, o SisApto é uma ferramenta que possibilita também a autoavaliação dos processos pedagógicos da escola. “Acreditamos que o desempenho dos estudantes da nossa regional será satisfatório. Ainda assim, após a compilação dos dados, as escolas poderão utilizar os resultados para reavaliar suas estratégias com foco no sucesso do aluno e a DRE dará todo o apoio nesse sentido”, pondera. 

Planejamento 2017 

Antes de iniciar o ano letivo de 2017, previsto para o dia 23 de janeiro, os professores das 515 escolas da rede estadual retornarão ao trabalho para realizar o planejamento das aulas no período de 16 a 20 de janeiro. Na oportunidade, os resultados das provas do SisApto serão utilizados para subsidiar os educadores para traçar as estratégias visando à melhoria da aprendizagem. 

Para o diretor regional de Educação de Araguatins, Paulon Miranda Labre Rodrigues, por meio da análise do SisApto “será possível detectar as potencialidades e as fragilidades de cada etapa do ensino e, com base nesse panorama, construir um planejamento que verdadeiramente traga resultados positivos a curto e longo prazo, e que tenha reflexos efetivos na qualidade do ensino.” 

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