Economia
Expectativa de consumo para o Natal cai em Palmas e Gurupi, segundo levantamento
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O Instituto Fecomércio realiza, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) uma pesquisa que mede a expectativa de consumo, nas principais datas comemorativas, das três maiores cidades tocantinenses: Palmas, Araguaína e Gurupi. De acordo com o resultado da pesquisa referente ao Natal de 2016, apenas no município araguainense as compras natalinas devem ser maiores que no ano passado. 

“Durante todo o ano, o consumidor brasileiro deu sinais de que seria cauteloso nas compras em datas comemorativas, por isso, já esperávamos um cenário semelhante para o Natal”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Na capital, 44,5% dos entrevistados afirmaram ter intenção de consumo no Natal, uma queda de 5,5% em relação ao ano anterior. Os produtos mais apontados como possíveis presentes foram as peças de vestuário (29,8%) e o comércio de rua deve ser o local procurado pelos consumidores (40,5%), que intencionam levar de um a dois presentes (52,8%). Os palmenses disseram que pretender gastar entre R$ 250 e R$ 400 (23,6%) este ano e pagar com o cartão de crédito (56,7%).

Em Gurupi, 52,8% dos consumidores pretendem comprar este ano, revelando um recuo de 11,1%. As peças de vestuário também serão os produtos mais procurados (37,5%) e os gurupienses planejam ir às compras no comércio de rua (77,2%), onde esperam adquirir de um a dois presentes (62,9%). Os gastos devem ficar entre R$ 50 e R$ 100 neste Natal (34,3%) e o pagamento será em dinheiro para 71,4% dos respondentes. 

Já em Araguaína, 52,5% dos consumidores disseram que desejam presentear. Se comparado a 2015, houve um aumento de 11,2% neste item da pesquisa. Os araguainenses devem comprar também no comércio de rua (72,1%), principalmente peças de vestuário (38,3%) e adquirir de um a dois presentes (71,5%). Sobre os gastos, o valor mais apontado pelos pesquisados foi entre R$ 100 e R$ 150 e o pagamento deve ser, preferencialmente, em dinheiro (74,9%).

A percepção dos entrevistados em relação à quais são os itens decisivos para a compra do presente natalino é o desconto no preço tanto para Palmas (35,6%) quanto para Gurupi (40,3%) e Araguaína (39,8%). A pesquisa completa está disponível no site www.institutofecomercioto.com.br.

  

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