Polí­tica
Parlamentares defendem a duplicação da BR-153; Dorinha apresenta indicação no orçamento da união
Trecho duplicado da rodovia em Araguaina (TO)
Trecho duplicado da rodovia em Araguaina (TO)

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM) apresentou, nesta última quarta-feira, 25, ao Ministério dos Transportes, uma indicação sugerindo a inclusão no Orçamento Geral da União para 2013 de recursos para a duplicação da BR-153 no seu trajeto que corta o Estado do Tocantins. A rodovia por seu traçado compõe a espinha dorsal do transporte no Brasil e no Tocantins tem a extensão de 775 Km de Talismã, no sul do Estado, até Aguiarnópolis na divisa com o Estado do Maranhão.

Em sua justificativa, a parlamentar cita que a BR-153 é a quarta maior do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 km de extensão. Ao logo de seu percurso, a BR passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para a deputada, a BR é a principal ligação do meio-norte do País com a região geoeconômica do centro-sul. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil.

A rodovia é o principal corredor de escoamento da produção de importantes cidades como Passo Fundo (RS), Marília (SP), São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Talismã (TO) Paraiso do Tocantins (TO), Araguaina (TO) Aguiarnópolis (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA) e Belém (PA).

Senador João Ribeiro

O senador João Ribeiro (PR) também aproveitou encontro com o ministro dos transportes, Sérgio Passos e com diretor do DNIT, Jorge Fraxe, para reforçar a importância da duplicação da BR-153. A obra já foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff, mas o projeto se encontra sem definição no Ministério. O ministro concordou que os 800 km de duplicação são imprescindíveis para o desenvolvimento da região norte e centro oeste do país e prometeu agilizar os procedimentos burocráticos para a aprovação do projeto defendido pelos parlamentares tocantinenses.

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