Economia
Em um ano, Capim Dourado Shopping registra R$ 146 milhões em vendas
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Manuel Júnior

Em um ano de funcionamento, o Capim Dourado Shopping - empreendimento do Grupo Skipton, inaugurado no dia 17 agosto de 2010 – comemora os números expressivos de produtos comercializados. Em café da manhã, realizando nesta quarta-feira, 17, o diretor presidente do grupo Skipton, Carlos Franco Amastha, divulgou que somente em vendas foram contabilizados até esta sexta-feira, 12, R$ 146 milhões. O fluxo de pessoas é outro destaque apontado por ele: mais de 3,9 milhões de pessoas circularam pelo empreendimento nesses últimos doze meses. Os números foram registrados pela empresa Estapar que contabilizou também a entrada de 1,1 milhão de veículos.

O balanço divulgado por Amastha detalhou ainda o valor de impostos gerados e confirmou que a chegada do Capim Dourado Shopping promoveu o fortalecimento não apenas para a economia do setor privado do Estado, mas o impacto positivo também foi sentido no setor público, com geração mais de R$ 37,5 milhões em impostos aos cofres da União, Estado e município.

Somente com a implantação do Capim Dourado foram gerados R$ 338 mil em IPTU, colocando-o no ranking dos maiores pagadores do tributo na Capital. Outros R$ 10,5 milhões foram gerados em impostos municipais, federais, taxas de licenciamento, alvará e habite-se do empreendimento. Outro dado importante corresponde ao volume de imposto pago pelo empreendimento com o consumo de energia elétrica, R$ 1.624.058,64. Quanto ao imposto gerado referente ao volume de vendas das lojas (comercialização de produtos) foram contabilizados R$ 24.820.000,00.

“O Shopping contribuiu com o Tocantins, não só dando musculatura à economia do Estado, com a geração de emprego e oportunidade de renda para a população, mas também gera uma fonte de rendimento importantíssima para o poder público, com a geração de impostos que devem ser revertidos em benefício para a população, na pavimentação de ruas, na construção de escolas, no auxílio à saúde e em tantos outros setores carentes da administração pública”, explicou Amastha.

Ele ressaltou ainda que o shopping superou as expectativas da maioria dos investidores e principalmente do consumidor, pois ele foi o maior beneficiado pela profissionalização do mercado de varejo de Palmas e região. “Comemoramos também a grande magia ocorrida nesse primeiro ano que foi a integração entre a comunidade e o Capim Dourado Shopping. O tocantinense já incorporou o novo endereço nas suas atividades de rotina e lazer, o que foi comprovado com o sucesso de público e de vendas do novo shopping”, disse.

Capim Dourado Shopping

Com mais de 90 lojas abertas - entre âncoras, lojas satélites, além de operações financeiras, espaços de entretenimento, quiosques e praça de alimentação -, o shopping comemora também o sucesso da inauguração do Cinemark Capim Dourado, e ainda a abertura de outras oito operações, que deverão entrar em funcionamento até setembro. São elas: Vivara, Galileu, Double Calvin Klein/VR, UP!Berry, Pet Palmas, Nastan e SushiLoko.

Para Sofia Avny, da Nacional Shopping – empresa que administra o empreendimento - o shopping teve e tem um impacto muito significativo para a economia palmense. “A população, por exemplo, passou a contar com serviços e produtos que antes não estavam ao seu alcance, qualificando ainda o consumo na cidade”, disse.

Segundo o diretor de patrimônio de uma das âncoras do shopping, a Riachuelo, Pedro R. Siqueira, a expectativa de implantação da nova filial no Tocantins sempre foi positiva. “Estávamos diante de um ótimo projeto de shopping, estruturado, planejado, com porte adequado ao mercado, estávamos diante de uma capital planejada, nova, muito bem cuidada num Estado também novo, bastante promissor e com visível carência de um varejo mais estruturado, com mais opções, mais competitivo, enfim, com melhores condições de atender bem ao consumidor de Palmas e toda aquela grande região. Nesse cenário amplamente favorável e conhecedores do potencial da nossa operação Riachuelo, marcada por produtos modais de qualidade e excelentes preços atrelados às mais variadas condições de pagamento, por tudo isso, já esperávamos uma boa receptividade do cliente de Palmas”, disse ele.

Siqueira ressaltou ainda que a consequência da ótima receptividade que tiveram no mercado se refletiu nos resultados da loja. “O planejamento de vendas estabelecido para o ano de 2010, por exemplo, desde a data de inauguração em agosto, foi superado, amplamente, em 21,68 %. Viver uma experiência assim é ainda mais gratificante para nós da Riachuelo, que procuramos elaborar nossos projetos com o maior esmero, apesar do nível de complexidade que eles têm hoje”, concluiu.

Geração de empregos

Em um ano de funcionamento, o Capim Dourado Shopping não comemora somente os expressivos números de vendas, mas também a geração de emprego e renda e circulação de nova receita na economia local. O empreendimento alcançou a marca de 1500 empregos diretos gerados e, com esses trabalhadores, mensalmente foi injetado na economia local uma nova receita de R$ 2,1 milhões. (Assessoria de Imprensa CDSC)

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