Opinião
Telefonia no Tocantins: o que sentir?

Em pleno século XXI é impossível viver sem a comunicação. Hoje, as relações pessoais e comerciais ocorrem principalmente com a utilização da moderna tecnologia. É impossível para um profissional liberal ou estudante atuar em sua área sem fazer uso da internet ou do telefone. Mas no Tocantins, o que podemos sentir quando o assunto é a telefonia? Na verdade o sentimento é de tristeza.

Infelizmente os direitos do consumidor são rasgados quando a temática é esta. Atualmente existe um monopólio no Estado, que é comandando pela Brasil Telecom. Uma prestadora de serviço que não atende as necessidades dos seus clientes, e muito menos, consegue respeitá-los.

O exemplo do descaso começa no atendimento de sua central. Ao ligar no número 103-14 o cliente precisa exercitar a paciência. São horas intermináveis de uma gravação falando dos serviços da operadora. Após isso, ele precisa ter muita, mas muita mesmo, tolerância.

A tolerância é necessária para suportar os absurdos ditos pelos funcionários da empresa quando ligamos para reclamar de um serviço. E isso acontece porque eles, que não possuem culpa, precisam deixar evidente que a culpa dos problemas com a telefonia não está na empresa, mas sim, no cliente.

Sou uma assídua reclamante no 103-14, até porque meu telefone tem uma rotina invariável de ficar mudo, a internet sem conexão e a baixa da solicitação de reparos sem que o serviço tenha sido efetuado. Isso sem falar nas vezes que ligo para informar a cobrança indevida na minha conta, que sempre é dito a mim que estou errada, e que o serviço foi feito.

Por quase um mês fiquei com o telefone mudo. Mas a conta de telefone não foi alterada. Ela permaneceu a mesma, uma vez que eles disseram que eu que estava errada. A sensação que tenho é de estar sendo assaltada a mão armada. Infelizmente, sinto-me desprotegida. E o que fazer numa hora dessas? Procurar o Procon?

Já não tenho esperanças de buscar meus direitos. Sempre eles são esquecidos. É necessário que todos entendam que numa relação de prestação de serviços o alicerce é um só: o respeito. E respeito com seu cliente é algo que está fora do dicionário desta empresa. Algo precisa ser feito, urgentemente, para que o consumidor tocantinense seja protegido de empresas como esta, que não prestam seu serviço com qualidade, cobram caro e sempre são donas da verdade. Mas o que fazer?

Esta é uma dúvida que resolvi compartilhar, porque tenho certeza, que como eu, existem vários outros clientes na mesma situação.E o engraçado de tudo isso, ou trágico, melhor dizendo, é que quando a telefonia foi privatizada no Brasil a informação era de que os serviços seriam melhorados.

Concordo que houve democratização. Hoje, todos podemos ter uma linha telefônica. Mas infelizmente, esqueceram do principal, a qualidade do serviço prestado.No livre comércio é necessário concorrência, e está faltando nesse mercado a opção do consumidor escolher. Falta um concorrente para a Brasil Telecom, pois quem sabe assim, nós consumidores seremos respeitados.

(Júlia Bastos)

 

Veja Também

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...
O vice-governador esteve presente em três importantes eventos no Tocantins: a festa alusiva ao Dia do Soldado, em Porto Nacional; a final da...
Bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal...
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., o Brasil vive um momento de retomada na infraestrutura, com grandes oportunidades...
A taxa de desocupação corresponde ao percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas em busca de uma oportunidade. Segundo...
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no...
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes...
A criação da cobrança seria para custear a malha viária municipal, sobrecarregada pelo aumento do tráfego após colapso da ponte entre...
Desde junho, Ministério Público acompanha e fiscaliza a situação da Ala Ortopédica do Hospital Geral de Palmas...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional