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Região Norte recebe mais de R$ 3 bilhões para ampliação e modernização da infraestrutura portuária
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Terminal de Uso Privado (TUP) em Itaituba (PA).  | TOP – Tapajós Operador Portuário
Terminal de Uso Privado (TUP) em Itaituba (PA).

Com mais de R$ 3 bilhões em investimentos, a Região Norte será a principal beneficiada no novo pacote voltado à implantação e ampliação de Terminais de Uso Privado (TUPs) no país. Ao todo, serão cinco empreendimentos, viabilizados por meio de parcerias entre o Governo Federal e o setor produtivo. O anúncio, feito pelo ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, prevê um investimento total de R$ 4,7 bilhões em infraestrutura portuária em nove terminais portuários privados, em seis estados do Brasil.

O plano contempla quatro terminais nos estados do Pará e um no Amapá, com foco na modernização, aumento de capacidade e adaptação às demandas crescentes de movimentação de cargas, com destaque para granéis sólidos e líquidos, em sintonia com o perfil exportador da região. A expectativa é que os empreendimentos gerem milhares de empregos diretos e indiretos, tanto durante as fases de construção quanto na operação plena.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os novos terminais representam um passo decisivo na reconfiguração da matriz logística brasileira. “Estamos falando de projetos que vão impulsionar o escoamento da produção, atrair investimentos e gerar emprego e renda na região norte do País. É uma mudança estrutural com impacto duradouro”, afirmou.

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destaca a importância dos Terminais de Uso Privativo (TUPs) para o escoamento da produção e o desenvolvimento do país. “Cerca de 65% da movimentação de cargas no país passa pelos TUPs. Eles são essenciais para garantir eficiência, escala e competitividade no transporte de mercadorias, e, a região norte, por estar geograficamente mais próxima de alguns dos principais portos do mundo, é um caminho logístico promissor”, ressaltou.

Investimentos

O estado do Pará receberá a maior parcela dos investimentos. O município de Barcarena será contemplado com dois aportes significativos: R$ 2,37 bilhões para a construção de um novo terminal e R$ 261 milhões para ampliação e modernização de uma estrutura portuária já existente. Já em Itaituba, outros R$ 68,1 milhões e R$ 13 milhões serão destinados à implantação de duas novas instalações, focadas na movimentação de granéis sólidos, consolidando o estado como peça-chave no corredor logístico de exportação do Norte brasileiro.

No Amapá, o Terminal Portuário de Santana será modernizado com um investimento de R$ 377 milhões, atendendo à crescente demanda por granéis líquidos e sólidos. A obra é vista como fundamental para ampliar a capacidade de escoamento de produtos agrícolas e minerais e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Desenvolvimento regional

O crescimento das movimentações portuárias na Região Norte já se reflete nos números: entre janeiro e maio de 2025, houve uma alta de quase 2%, impulsionada, principalmente, pelo aumento no transporte de granéis líquidos, que já respondem por mais de 20% de toda a carga movimentada na região. (Mpor)

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