Polí­tica
Corte Eleitoral tocantinense empossa novos desembargadores e define mesa diretora
Foto:Carlos Eller/TRE-TO
Carlos Eller/TRE-TO

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu posse a dois novos membros titulares e definiu a mesa diretora do biênio 2025/2027, nessa quinta-feira, 3. Foram empossados o desembargador Adolfo Amaro Mendes, que assume a presidência do TRE-TO, e o desembargador João Rodrigues Filho, que passa a ocupar a vice-presidência.

O desembargador João Rodrigues também assume o cargo de corregedor regional eleitoral e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Reconduzida à Corte Eleitoral para o segundo biênio, a juíza Silvana Maria Parfieniuk foi eleita ouvidora regional eleitoral e Ouvidora das Mulheres+.

A solenidade

Realizada no auditório da sede do TRE-TO, em Palmas, inicialmente a cerimônia foi conduzida pelo desembargador João Rigo Guimarães, que presidiu o Tribunal pelo biênio 2023/2025. O magistrado então deu posse aos dois desembargadores como membros titulares da Corte Eleitoral.

Com a utilização de uma urna eletrônica, os membros da Corte realizaram a votação para o cargo de presidente do TRE-TO e, por unanimidade e aclamação, o desembargador Adolfo Amaro Mendes foi eleito para a presidência da Justiça Eleitoral tocantinense no biênio 2025/2027.

Após empossar o novo presidente, o desembargador João Rigo se despediu da Corte Eleitoral e a solenidade passou a ser conduzida pelo desembargador Adolfo Amaro, que deu posse ao vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Rodrigues. Na sequência, foi realizada a votação para ouvidor regional eleitoral. A juíza Silvana Parfieniuk foi eleita, também por unanimidade, para o cargo.

Pronunciamentos

Ao se despedir da Corte e da presidência, o desembargador João Rigo Guimarães enfatizou o momento de agradecimento. “Estive dois anos à frente do TRE, foi um trabalho leve, fácil e de resultados. Pude contar com os meus membros da Corte, com a colaboração de todos, dos servidores, dos colaboradores, dos estagiários, de sorte que foi uma administração muito fácil de ser realizada e com bons resultados”, disse o magistrado.

Em seu discurso de posse, o presidente eleito, desembargador Adolfo Amaro Mendes, destacou os pilares que nortearão a liderança de sua gestão. “Recebo com humildade essa missão grandiosa, mas com o firme propósito de liderar com responsabilidade, ética e compromisso com o interesse público, essa Corte Eleitoral. Sobre o alicerce que assentarei, os eixos prioritários da minha gestão serão a integridade, a conformidade e a produtividade”, afirmou. 

O vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho, ressaltou o tamanho do dever recebido. “A responsabilidade é imensa, de assumir a Corregedoria e a vice-presidência, mas não faltará dedicação para desempenhar as funções que me estão sendo confiadas, como sempre fiz em toda a minha carreira”, disse o corregedor.

“É com muita honra e pela generosidade dos colegas, que estou sendo reconduzida à Ouvidoria Regional Eleitoral”, falou a juíza Silvana Maria Parfieniuk. “Assumo aqui o compromisso de continuar desempenhando esse papel com a maior seriedade possível. A Ouvidoria é a voz do cidadão e nós pretendemos amplificá-la cada vez mais, queremos que ela seja uma referência não só no nosso estado, mas também no Brasil”, destacou.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da sessão solene o desembargador João Rigo Guimarães e os membros da Corte Eleitoral, o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes; o vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho; a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk; o juiz federal Wagmar Roberto Silva; o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni; o juiz Antônio Paim Broglio; o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos; e o procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas.

Também estiveram na mesa a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a procuradora do estado, Irana Coelho; o procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Casaroti; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins, Larissa Carlos Rosenda.

Composição da Corte Eleitoral

Composta por sete membros, a Corte Eleitoral do TRE-TO possui dois desembargadores, dois juízes de Direito, um juiz federal, dois representantes da classe dos juristas e um procurador regional eleitoral.

Os membros substitutos incluem a desembargadora Ângela Issa Haonat, o juiz Igor Itapary Pinheiro, a juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira, o juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, o juiz Renan Albernaz de Souza, o juiz Nelson Coelho Filho e o procurador Álvaro Lotufo Manzano. (TRE/TO)

Veja Também

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que iniciativa é uma ação do Brasil soberano, que abre novos caminhos...
Um relatório intitulado “PIB da Música”, divulgado com exclusividade pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), revela que o setor musical brasileiro movimentou...
Objetivo é ampliar debate com parlamentares, especialistas e consumidores diante de riscos de monopólio e aumento de preços no setor pet...
Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual...
O levantamento aéreo vai analisar a viabilidade de ocupações e subsidiar estudos para futuros processos de regularização fundiária...
O índice acumula queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2024, o IGP-M subira 0,29% no mês...
A demanda por essa ação específica em Formoso do Araguaia partiu de uma solicitação do prefeito daquele município, Israel Borges...
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem...
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento...
A estrutura do evento já está quase finalizada, segundo a gestão de Palmas: o palco, estandes, tendas e...

Mais Lidas

Agenda Cultural

Articulistas

Atividade Parlamentar

campo

Esporte

Meio Jurídico

Patrocinado

Polícia

Sociedade em Foco

Universo Espiritual

Publicidade Institucional