Estado
Tocantins avança no processo de modernização dos serviços públicos e prevê 70% de economicidade
Foto:Frederick Borges
Frederick Borges

O Conselho de Governança (CGov) do Tocantins reuniu-se nessa quarta-feira, 13, no Palácio Araguaia para tratar do processo de modernização e digitalização dos serviços públicos ofertados aos cidadãos tocantinenses. Na ocasião, o Comitê de Governança Digital, encabeçado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), apresentou os avanços no processo de informatização no atendimento ao cidadão, projetando redução de até 70% nos custos diretos ao usuário. A desburocratização, o avanço digital e a modernização do serviço público são os objetivos diretos desse processo.

Entre os usuários citados pela ATI, destacam-se o cidadão civil, o servidor público, os órgãos públicos e as empresas. Está prevista a entrega de 61 serviços digitalizados na forma de atendimento digital. Os critérios de priorização sobre quais serviços digitalizar levam em conta a economia para o cidadão e a diminuição de filas de atendimento.

O presidente do CGov e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes, explica que o governador Wanderlei Barbosa, logo no início do seu mandato, determinou que o Conselho exerça um papel de indutor da modernização de sua gestão. “E essa modernização não se dará unicamente no ponto de vista da transparência, mas também de medidas administrativas que visam agilizar a gestão, torná-la mais moderna e segura em relação aos controles fiscal e jurídico dos processos”, salientou Deocleciano, ao destacar que essa iniciativa já vem sendo adotada pelo Governo Federal e por algumas unidades federativas.

“Hoje, estamos criando mecanismos para diminuir a burocracia dos serviços que nós prestamos à sociedade, para que todos os tocantinenses possam ter acesso a serviços específicos com maior facilidade, sem necessidade de deslocamentos. Nosso objetivo é fazer com que esses serviços sejam entregues com mais rapidez e que o custo seja menor para a população”, pontuou o presidente da ATI, Alírio Felix Martins Barros.

Comitê de Governança Digital 

O Comitê é composto pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), pela Casa Civil, pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapt), pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e pela Chefia de Gabinete do Governador. (Secom/TO)

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