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GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D
Foto:Divulgação GWM
Divulgação GWM

A GWM Brasil oficializou a inauguração de sua primeira fábrica nas Américas e no Hemisfério Sul, localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo. A unidade marca um novo capítulo na estratégia de expansão da montadora chinesa, que já possui fábricas completas na Rússia e na Tailândia. Com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, a planta inicia suas operações com três modelos: o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9.

Durante a cerimônia de abertura, Mu Feng, CEO global da GWM, destacou o papel estratégico do Brasil para a empresa. “Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mas também gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo o continente”, afirmou. A unidade já conta com 600 trabalhadores e deve alcançar até 2.000 empregos diretos nos próximos anos, com o início das exportações para a América Latina.

Além da produção de veículos, a GWM anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento na América do Sul. O novo centro será construído em um terreno adjacente à fábrica e terá 15.000 m² de área total, com 4.000 m² de área construída. Mais de 60 técnicos e engenheiros atuarão no desenvolvimento de tecnologias flex e na adaptação de veículos globais às condições brasileiras. “O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geração para desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração e inteligência artificial”, explicou Parker Shi, presidente da GWM International.

A empresa também está estabelecendo parcerias com universidades e institutos de pesquisa para fomentar a formação de profissionais especializados e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à eficiência energética e à descarbonização. O investimento total previsto para o Brasil é de R$ 10 bilhões em dez anos, dividido em duas fases: R$ 4 bilhões até 2026 e R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032.

A operação brasileira seguirá o sistema “part by part”, considerado mais complexo que os modelos SKD e CKD tradicionais. Já no primeiro ano, todos os veículos produzidos terão pintura local e componentes de fornecedores nacionais. Atualmente, 18 empresas já participam da produção, incluindo Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear. Outras 110 estão cadastradas como potenciais fornecedoras.

A GWM Brasil também está inscrita no programa federal MOVER, que oferece incentivos fiscais para montadoras que investem em produção nacional e Pesquisa & Desenvolvimento. A fábrica de Iracemápolis recebeu a certificação ISO 9001:2015 antes mesmo do início da produção, sem nenhuma não-conformidade identificada, fato inédito entre montadoras no Brasil.

“Queremos que o Brasil seja nossa base para crescer na América Latina, com produtos pensados para o consumidor local e com o melhor da tecnologia global”, reforçou Mu Feng.

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