Turismo & Lazer
Lago de Palmas se consolida como polo de turismo náutico com crescimento de eventos e empreendimentos
Foto:Divulgação Five Senses Resort
Divulgação Five Senses Resort

A capital do Tocantins está descobrindo a força econômica e turística do seu maior tesouro natural, o Lago de Palmas. Com cerca de 170 km de extensão, ele vem atraindo empreendedores e turistas em busca de experiências náuticas, eventos à beira lago e contato com a natureza.

“O potencial é enorme e ainda pouco explorado”, afirma Marcelo Perim, presidente do Conselho Empresarial de Turismo (CETUR) da Fecomércio Tocantins. Desde 2022, o Conselho atua diretamente na estruturação do turismo náutico, com destaque para o projeto de desenvolvimento sustentável do Lago da UHE Lajeado. “A iniciativa abrange seis municípios e busca promover o uso sustentável dos recursos hídricos, fortalecer a infraestrutura local e atrair turistas e investidores”, explica.

Entre as ações práticas, está a finalização da planta batimétrica do lago — um mapa detalhado do relevo submerso. “Ela é essencial para garantir a segurança da navegação, orientar a construção de marinas e portos, facilitar atividades recreativas como pesca e esportes aquáticos, além de contribuir para o monitoramento ambiental”, completa Perim.

Esse movimento de valorização já começa a refletir em eventos e empreendimentos voltados para o lazer náutico. Um exemplo é o Open Lake, evento que chega à terceira edição no próximo sábado (2), no píer do Five Senses Resort, localizado às margens do lago.

“O Open Lake nasceu da vontade de confraternizar com amigos, famílias, outras embarcações. No começo, tínhamos medo se ia dar certo, mas o evento foi um sucesso. E a cada edição ele cresce”, relata Lucas Hagestedt, organizador. “Neste ano, estamos propondo uma nova experiência: mostrar que o usuário do lago pode viver muito além do roteiro tradicional. Ter o Five Senses como parceiro é fundamental para isso”.

Com estrutura de bar, restaurante, piscina e vista para o pôr do sol, o Five Senses Resort aposta na força do turismo náutico como pilar de negócios. “O lago é o nosso principal ativo e precisa ser mais valorizado enquanto destino de lazer”, afirma Jimmy Reile, CEO do Five Senses. “A estrutura do resort foi pensada para receber esse visitante que busca experiências ligadas à natureza, à navegação e ao bem-estar. Com o Open Lake, por exemplo, mostramos que o lago pode ser também palco de eventos sofisticados e acessíveis". 

Segundo Reile, o turismo náutico movimenta diversos setores econômicos e pode impulsionar o desenvolvimento regional. “Além do entretenimento, ele ativa a cadeia de serviços, desde manutenção de embarcações até gastronomia. Palmas precisa assumir esse protagonismo que o lago oferece. O Five Senses quer ser parte disso”, reforça.

Essa visão é compartilhada pelo CETUR. “O turismo impacta diretamente mais de 56 atividades econômicas. No Tocantins, também há potencial para aquicultura e mineração sustentáveis no entorno do lago, com geração de emprego e renda”, afirma Perim.

Mesmo com avanços, os especialistas destacam que o segmento ainda enfrenta desafios. “O fomento ainda é tímido diante do potencial que temos. Precisamos evoluir nas questões legais, na conservação do lago e na estrutura pública e privada”, avalia Perim. “Mas o caminho está sendo construído com diálogo entre setor produtivo e poder público". 

Com clima favorável o ano inteiro, localização estratégica no centro do país e uma crescente oferta de infraestrutura, Palmas avança para se consolidar como destino náutico do Brasil Central. E o lago, antes subutilizado, começa a ocupar o lugar de protagonista na economia do turismo tocantinense. “O Lago de Palmas é um patrimônio natural com potencial para transformar o turismo da capital e do estado. O que estamos construindo aqui vai muito além de um empreendimento: é uma nova forma de viver e valorizar o que temos. O Five Senses quer ser a porta de entrada para quem deseja explorar esse lago de maneira consciente, confortável e inesquecível”, finaliza Jimmy. (CênicasComunicação)

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