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Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País
Foto:Divulgação Foton
Divulgação Foton

Nos sete primeiros meses de 2025, a fabricante de veículos comerciais Foton superou o número total de caminhões registrados no Brasil em todo o ano anterior. A empresa emplacou 696 unidades entre janeiro e julho, contra 669 em 2024. A marca também estreou no segmento de picapes com o lançamento da linha Tunland em junho, encerrando o período com 778 veículos vendidos, somando caminhões e picapes.

A empresa, que passou a ser gerida diretamente pela matriz chinesa em 2023, registra um crescimento de 448% em relação ao mesmo período daquele ano, quando emplacou 127 caminhões. Esse desempenho é resultado da ampliação de sua rede de concessionárias, da nacionalização de operações e da introdução de novos produtos voltados a nichos específicos do transporte rodoviário no Brasil.

“A evolução acelerada da Foton é reflexo direto de uma combinação de fatores positivos. Apostamos em um portfólio de produtos comprovadamente de alta qualidade, com tecnologias de ponta, preços competitivos e especificações que atendem plenamente às demandas dos transportadores brasileiros nos segmentos onde atuamos”, afirma Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton no Brasil.

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A linha de caminhões comercializada pela empresa atualmente reúne seis modelos, cobrindo desde veículos urbanos de carga com até 3,5 toneladas de PBT, como o Aumark S 315, até modelos semipesados como o Auman D 1722, de 16 toneladas. A montadora ainda oferece opções com motorização elétrica, como o modelo iBlue, voltado à operação urbana de curta distância.

Foto: Divulgação Foton

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A estrutura operacional da companhia no país conta com uma linha de montagem em Caxias do Sul (RS), onde os veículos são adaptados às condições locais. A marca utiliza componentes reconhecidos no mercado nacional, como motor Cummins e transmissão ZF.

Segundo Pontes, a Rede Foton é uma base estratégica para sustentar o crescimento da empresa. “Estamos investindo fortemente na qualificação e na expansão da nossa rede de concessionárias, que hoje conta com mais de 40 revendas estrategicamente localizadas em 19 estados. Esses parceiros oferecem pós-venda ágil e eficiente, abastecido por um centro de distribuição de peças em Santa Catarina que conta com mais de sete mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição. Isso traz confiança para o mercado e fideliza clientes”, explica.

Até o final de 2025, o plano é dobrar o número de concessionárias, ampliando o alcance em todas as regiões do Brasil. A aposta em novos produtos também reforça esse posicionamento. A linha Tunland, composta por picapes com especificações técnicas voltadas ao público brasileiro, teve seu primeiro lote comercializado em menos de um mês. A garantia de até 10 anos tem sido um atrativo adicional para consumidores que buscam renovação de frota com foco em durabilidade e suporte pós-venda.

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